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Título: Estudo de percepção de qualidade de vida e de validação de instrumento da metodologia do comportamento verde em transporte
Autor(es): Espanhol, Geovana Glória Barreto
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Coorientador(es): Feitosa, Zuleide Oliveira
Assunto: Comportamento verde em transporte
Transporte urbano
Transporte cicloviário
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: ESPANHOL, Geovana Glória Barreto. Estudo de percepção de qualidade de vida e de validação de instrumento da metodologia do comportamento verde em transporte. 2018. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O uso do automóvel tem sido cada vez mais intenso nos anos recentes. Este modo de transporte é associado a diferentes impactos no meio ambiente, que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Com isso, evidencia-se a necessidade de adoção de modos de transporte mais sustentáveis, como a bicicleta e o transporte público, para que se reduza o uso do veículo individual. A conduta ambientalmente responsável relacionada ao transporte é denominada Comportamento Verde em Transporte, que se caracteriza como atitude baseada na Consciência das Consequências do uso do automóvel e nas Normas Pessoais. Nesse contexto, torna-se importante compreender os fatores que influenciam a escolha do modo de transporte pelos usuários de automóvel. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é encontrar evidências de validade em uma metodologia de coleta de dados para medição de Comportamento Verde em Transporte. Para isso, aplicou-se o questionário desenvolvido por Feitosa et al. (2014) em uma amostra de proprietários de automóvel de Brasilia/DF e de outras cidades do Brasil. Os dados da pesquisa foram coletados através de questionário aplicado pelo plataforma Online Pesquisa entre os dias 18 e 22 de novembro de 2017, e a divulgação do questionário se deu por meio de aplicativos de mensagem em smartphones e por e-mail. A amostra consistiu em 66 respondentes, sendo 58 de Brasília (86%), três da cidade de São Paulo (5%) e cinco de outras cidades brasileiras (9%). As respostas foram analisadas por meio de análise fatorial exploratória, através do software SPSS. Os resultados da análise evidenciaram a existência de três fatores que influenciam o Comportamento Verde em Transporte, denominados Fatores Ambiental, Comportamental, e de Consumo. Além disso, os testes estatísticos pelo critério de Kaiser-Meyer-Olkin e de esfericidade de Bartlett determinaram que a amostra estava bem ajustada ao modelo fatorial e que há evidência de correlação entre as variáveis. Contudo, os resultados estatísticos mostraram que alguns itens do questionário apresentaram-se inadequados para a medição do Comportamento Verde em Transporte. Portanto, concluiu-se que, para que este instrumento possa ser utilizado em pesquisas futuras com esse propósito, devem ser realizadas alterações em algumas itens.
Abstract: Car usage has become more intense in recent years. This mode of transport is associated with different environmental impacts, which affect people’s quality of life. Thus, it is evident that there is a need to use more sustainable modes of transport, such as bicycles and public transport, in order to reduce car use. The environmentally responsible behavior associated with transport is called Green Transport Behavior, which is characterised as an attitude based on Awareness of Consequences of car usage and Personal Norms. In this context, it becomes important to comprehend the factors which influence the choice of transport mode by car users. Therefore, the objective of this project is to find evidences of validity in a methodology of data collection to measure Green Transport Behavior. In order to achieve that, the questionnaire developed by Feitosa et al. (2014) was applied in a sample of car owners of Brasília/DF and other cities in Brazil. Data from the study was collected through a questionnaire uploaded on Online Pesquisa platform, between the 18th and the 22nd of November of 2017, and the questionnaire was distributed through message applications on smathphones and through e-mail. The sample consisted of 66 respondents, of which 58 (86%) were from Brasília, three were from the city of São Paulo (5%), and five were from other Brazilian cities (9%). The responses were analysed through explanatory factor analysis method, using the SPSS software. The results of the analysis showed the existence of three factors that influence Green Transport Behavior, which were called Environmental Factor, Behavioral Factor and Consumption Factor. Moreover, Kaiser-Meyer-Olkin and Bartlett tests determined that the sample was well adjusted to the factor analysis model and that there was evidence of correlation among the variables. However, statistic results showed that some of the itens of the questionnaire seem to be inadequate to measure Green Transport Behavior. Therefore, it was concluded that, in order for this instrument to be used in future research, alterations in some of the itens must be made.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20984
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