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Título: Análise experimental da punção em lajes lisas de concreto armado com variação da ancoragem da armadura de punção
Autor(es): Souza, Djalma da Costa
Orientador(es): Melo, Guilherme Sales Soares de Azevedo
Assunto: Construção civil
Engenharia de estruturas
Pavimentos
Data de apresentação: 20-Jul-2018
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: SOUZA, Djalma da Costa. Análise experimental da punção em lajes lisas de concreto armado com variação da ancoragem da armadura de punção. 2018. 147 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Em uma estrutura convencional as lajes se apoiam em vigas e essas descarregam nos pilares. Este sistema é muito eficiente, mas em situações de grandes vãos com situações elevadas de sobrecarga, essa solução pode se tornar antieconômica. No sistema estrutural de lajes lisas, essas se apoiam diretamente sobre os pilares, com as seguintes vantagens construtivas: ser mais econômica em relação ao sistema convencional para cargas de grande intensidade, permitir diminuição do pé direito aumentando assim a quantidade de pavimentos construídos em grandes edificações, facilidade na passagem de eletrodutos de instalações na sua face inferior, facilidades de execução, menores prazos de execução. Entretanto a tensão governante nas lajes lisas é o cisalhamento potencializado na ligação laje-pilar que é geralmente o ponto crítico deste sistema, podendo ocorrer ruptura por punção. Essa pesquisa consta de uma avaliação experimental da punção em lajes lisas de concreto armado, tendo como principal objetivo o estudo da variação da ancoragem da armadura de punção tipo estribo. Os resultados obtidos experimentalmente foram comparados com as prescrições normativas estabelecidas pela ABNT NBR 6118 (2014) e por códigos internacionais de referência, ACI 318M (2014) e o EUROCODE 2 (2004). Nesta pesquisa, 4 painéis de lajes lisas foram ensaiadas ate a ruptura no Laboratório de Estruturas da Universidade de Brasília, como maior objetivo reproduzir os efeitos de puncionamento que as lajes lisas estão submetidas. Os painéis têm dimensões de 2500 x 2500 mm; altura de 180 mm; concreto com fcj aproximado de 29,9 MPa e os pilares com seção transversal de 300 x 300 mm. Segundo as normas vigentes as armaduras de punção devem ser devidamente ancoradas nas armaduras de flexão, mas é prática usual em alguns países o uso de armaduras de punção sem ancoragem na armadura de flexão. Fundamentado nessa prática, esta pesquisa tem por finalidade a variação da ancoragem da armadura de punção entre os 4 painéis de laje ensaiados, sendo: a primeira laje de referência, denominada RSP, somente com armadura de flexão; a segunda laje, denominada FS-1, com armadura de punção ancorada na armadura tracionada e comprimida de flexão; a terceira laje, denominada FS-2, com armadura de punção ancorada somente na armadura de flexão comprimida e a quarta laje, denominada FS-3, com armadura de punção sem ancoragem na armadura de flexão tracionada e comprimida. Após a ruptura das lajes, constatou-se que a carga última das lajes com armadura de punção estava bem próxima, com carga aproximada de 12% superior para a laje FS-1 em relação à RSP, e de aproximadamente 16% e 11%, para as lajes FS-2 e FS-3 respectivamente, em relação à maciça de referência.
Abstract: In a conventional structure the slabs rest on beams and these discharge into the pillars. This system is very efficient, but in situations of large spans with high overload situations, this solution may become uneconomical. In the structural system of smooth slabs, these support directly on the abutments, with the following constructive advantages: to be more economical in relation to the conventional system for high loads, to allow a decrease of the right foot, thus increasing the amount of pavements built in large buildings , easiness in the passage of electrical conduits of installations in its inferior face, facilities of execution, shorter periods of execution. However, the governing stress in the smooth slabs is the shear strengthened in the slab-pillar connection that is usually the critical point of this system, and puncture rupture can occur. This research consists of an experimental evaluation of the puncture in smooth slabs of reinforced concrete, having as main objective the study of the variation of the anchorage of the punching arm type stirrup. The experimental results were compared with the normative prescriptions established by ABNT NBR 6118 (2014) and international reference codes, ACI 318M (2014) and EUROCODE 2 (2004). In this research, 4 panels of plain slabs were tested until rupture in the Laboratory of Structures of the University of Brasília, as a greater objective to reproduce the effects of punching that the smooth slabs are submitted. The panels have dimensions of 2500 x 2500 mm; height of 180 mm; concrete with an approximate fcj of 29,9 MPa and the columns with a cross section of 300 x 300 mm. According to current standards, punch armatures must be properly anchored in bending armatures, but it is standard practice in some countries to use non-anchored punch armatures in the bending armature. Based on this practice, this research has the purpose of varying the anchorage of the punch reinforcement between the 4 slab panels tested, being: the first reference slab, called RSP, only with flexural reinforcement; the second slab, called FS-1, with punch armor anchored in the armature drawn and compressed by flexing; the third slab, called FS-2, with punch armor anchored only in the compressed bending armature and the fourth slab, called FS-3, with an anchoring punch armature in the drawn and compressed bending armature. After the rupture of the slabs, it was found that the final load of the slabs with puncture reinforcement was very close, with a load of approximately 12% higher for the slab FS-1 in relation to the RSP, and of approximately 16% and 11% for the FS-2 and FS-3 slabs respectively, in relation to the massive reference.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



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