Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20980
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_VerenaAlcantaraAndradeDeOliveira_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desenvolvendo a criatividade : o contexto das didáticas no curso de Administração
Autor(es): Oliveira, Verena Alcântara Andrade de
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Criatividade (Educação)
Ensino superior
Data de apresentação: 11-Jun-2018
Data de publicação: 9-Nov-2018
Referência: OLIVEIRA, Verena Alcântara Andrade de. Desenvolvendo a criatividade: o contexto das didáticas no curso de Administração. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A presente monografia foi feita com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes sobre didáticas inovadoras utilizadas por professores do curso de administração da UnB e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Os objetivos específicos eram: coletar informações que indiquem se há alguma relação entre as didáticas utilizadas no ensino e desempenho criativo dos alunos, de acordo com as respostas obtidas pelos mesmos, explicar como a didática funciona no ponto de vista de diferentes alunos e também de alguns professores, verificar se o uso da criatividade estimula os alunos a se dedicarem mais para as atividades das disciplinas e ,por último, explorar a percepção dos estudantes sobre didáticas criativas. Para que todos esses objetivos mencionados fossem efetivados, foram realizados questionários via online com os alunos do curso de Administração na UnB e, posteriormente, também foram feitas entrevistas com parte do corpo docente do mesmo curso e instituição. Os resultados obtidos sofreram com uma dispersão, mesmo assim, isso não anula o fato de que a pesquisa contribuiu com dados sobre o tema em questão, ainda mais considerando que a pesquisa era de cunho exploratório. Após as análises das respostas do questionário, algumas conclusões principais foram retiradas: os alunos consideram que a criatividade pode ser desenvolvida no curso de Administração na UnB, e que ela não é importante apenas para a graduação, mas também para sua futura carreira profissional. Eles também não consideram que ela seja muito explorada no curso como um todo, mas sabem reconhecer o esforço de alguns professores e professoras para lecionar matérias com didáticas diferentes, o que foi comprovado pelas indicações de disciplinas criativas em uma das perguntas do questionário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons