Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2098
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SamiraCorreiaDias.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Caça as bruxas : um estudo sobre o combate ao tabagismo
Autor(es): Dias, Samira Correia
Orientador(es): Teixeira, Carla Costa
Assunto: Fumo - vício
Anúncios - aspectos sociais
Programas contra o fumo
Condições morais
Antropologia cultural
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 24-Out-2011
Referência: DIAS, Samira Correia. Caça as bruxas: um estudo sobre o combate ao tabagismo. 2011. 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Sob a perspectiva da transformação cultural em torno do tabaco, criaram-se políticas públicas para proteger a população dos malefícios trazidos pelo tabagismo. Esse estudo tenta compreender como um hábito considerado normal foi ressignificado, em um curto espaço de tempo, tanto no discurso biomédico, quanto no senso comum, transformando-se em uma prática execrável. Primeiramente esse trabalho mostra duas fases do tabagismo, uma na qual ele é visto com bons olhos e outra em que ele é um mal para sociedade que precisa ser banido. Essa primeira parte foi baseada em análises de materiais iconográficos de dois tipos: propagandas antigas de cigarro e avisos recentes sobre os malefícios do tabagismo em embalagens de cigarro. Em um segundo momento, aborda o tabagismo visto como doença e as doenças relacionadas a ele, sejam elas físicas ou mentais, fazendo uma breve discussão da categoria de doença. Por último, analisa três programas que visam o controle do tabagismo, dois internacionais e um nacional. A Convenção Quadro de Controle do Tabagismo, que estabeleceu diretrizes para os outros dois programas. O MPOWER, um pacote internacional com medidas que devem ser tomadas de imediato, também visando o controle dessa epidemia. E Programa Nacional de Combate ao Tabagismo, um programa brasileiro de combate ao tabagismo. Traz uma discussão a respeito da legitimidade e do poder de verdade que esses três documentos trazem para si.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.