Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20978
Título: | A relevância da responsabilidade socioambiental no processo decisório de compra de artigos de vestuário |
Autor(es): | Almeida, Tiago Carvalho |
Orientador(es): | Lima, Clarissa Melo |
Assunto: | Moda Responsabilidade social da empresa Comportamento do consumidor |
Data de apresentação: | 25-Jun-2018 |
Data de publicação: | 9-Nov-2018 |
Referência: | ALMEIDA, Tiago Carvalho. A relevância da responsabilidade socioambiental no processo decisório de compra de artigos de vestuário. 2018. 87 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Recentemente a indústria da moda vem sofrendo mudanças de comportamento,
assim como o consumidor. Ambos vêm se tornando cada vez mais responsáveis e
conscientes em relação ao seu papel na cadeia de consumo e fabricação de diversas
industrias. O presente trabalho busca elucidar relevância de aspectos no ponto de
vista do consumidor que o influenciam, propondo uma análise entre os hábitos de
consumo do entrevistado e seu processo de decisão de compra de artigos de
vestuário. A análise dos dados foi feita através do método multicritério de apoio à
decisão construtivista (MCDA-C), que permite avaliar os dados qualitativos e
transformá-los em quantitativos, fornecendo resultados que auxiliam os gestores da
área na tomada de decisão e conscientização. Os resultados da pesquisa apontam
que os consumidores se preocupam com fatores ambientais e sociais relacionados ao
vestuário. De forma geral, todos os critérios da pesquisa obtiveram pontuação
satisfatória, o que define de forma expressiva a relevância desses quesitos para dos
respondentes. |
Abstract: | Recently the fashion industry has undergone behavioral changes, as well as the
consumer. Both have become increasingly responsible and aware in relation to their
role in the consumption and manufacturing chain of various industries. The present
work seeks to elucidate the relevance of aspects that influence the point of view of the
consumer, proposing an analysis between the consumption habits of the interviewee
and his decision process to purchase clothing articles. Data analysis was performed
using the multicriteria method of constructivist decision support (MCDA-C), which
allows the qualitative data to be evaluated and transformed into quantitative data,
providing results that help managers in decision making and awareness. The survey
results indicate that consumers are concerned with environmental and social factors
related to clothing. In general, all of the research criteria obtained a satisfactory score,
which expressively defines the relevance of these questions to the respondents. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons