Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Adalmir de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Costa, Thaynara de Castro | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Thaynara de Castro. Barreiras e facilitadores da participação social em um conselho escolar. 2018. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Administração, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como tema central a participação social em conselhos escolares. O objetivo geral consistiu em identificar as barreiras e os facilitadores da participação social no Conselho Escolar (CE) de uma escola pública no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma análise de cunho qualitativo em uma Unidade Pública de Ensino do município de Valparaíso de Goiás- GO. Inicialmente, foi realizada uma revisão teórica como instrumento de consolidação dos principais estudos relacionados ao objeto de estudo. Em seguida, foram realizadas entrevistas com membros e ex-membros do Conselho Escolar da escola analisada. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Como resultados, constatou-se que o CE é uma instância relevante dentro do ambiente escolar, mas apesar dessa importância, o CE da unidade de ensino analisada ainda enfrenta complicações que dificultam a participação em diversos aspectos, tais como: falta de reuniões regulares, falta de tempo por parte dos membros para se envolverem efetivamente no dia a dia do CE, falta de compromisso, de consciência da importância e de conhecimento acerca do CE, e persistência do medo da responsabilidade jurídica. Por outro lado, a convicção de que a participação pode gerar mudanças dentro da realidade escolar, a existência de um diálogo entre os membros, a igualdade deliberativa, o compartilhamento de decisões, o empenho da direção escolar em incentivar a participação, o compromisso e a responsabilidade dos membros, a eficácia da participação, e a divulgação da importância do CE para toda comunidade escolar são fatores positivos citados pelos entrevistados que podem auxiliar no incremento da participação social no CE. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conselho escolar | pt_BR |
dc.title | Barreiras e facilitadores da participação social em um conselho escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-08T14:37:51Z | - |
dc.date.available | 2018-11-08T14:37:51Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20977 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|