Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moura, Leonardo Zandonadi | - |
dc.contributor.author | Franco, Uilvim Ettore Gardin | - |
dc.identifier.citation | FRANCO, Uilvim Ettore Gardin. Avaliação das sobreposições geométricas de imóveis e reservas legais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na RIDE-DF. 2018. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um documento declaratório provido pelo
proprietário de imóveis rurais no âmbito nacional. Esse cadastro tem como finalidade “integrar
as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às áreas de preservação
permanente, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas
de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle,
monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento”. Esse perfil
declaratório do Cadastro Ambiental rural faz com que a responsabilidade da declaração seja do
próprio dono do imóvel, ocorrendo assim perda técnica nos processos de delimitação de feições
como perímetro do lote, das respectivas áreas de preservação permanente e reserva legal, etc.
Em troca de obter um levantamento de forma ampla e rápida de todo o território nacional.
Este trabalho avaliou a qualidade técnica das geometrias e feições presentes no CAR do
ponto de vista da sobreposição entre elas, completude, topologia e outras métricas geoespaciais
nos municípios da RIDE-DF. Por meio da análise preliminar de sobreposição, foi determinado
que todos os municípios apresentaram percentuais de sobreposição. Dentre eles se destacaram
o Distrito Federal e os municípios de Cocalzinho de Goiás e Unaí, que apresentaram percentuais
acima de 11%. Os dois municípios e o DF foram analisados por meio de uma hierarquia de
processos que visaram identificar e classificar as sobreposições em imóveis rurais e reservas
legais. A análise mostrou que em torno de 90% dos cadastros da região estudada ainda não
passaram pelo processo de verificação e validação do SICAR. Foi aplicado um processo de
remoção de outliers partindo do princípio da distribuição normal que resultou em uma redução
significativa do percentual de sobreposição, que no caso dos municípios de Cocalzinho de
Goiás, ocorreu uma redução de 20%. O cruzamento das informações geométricas entre os
polígonos de Reserva Legais e dos Imóveis Rurais mostrou que mais de 80% dos polígonos,
em ambos os casos, apresentaram sobreposição geométrica parcial ou total. Dentre as
sobreposições de Reserva Legal foi determinado que mais de 19 mil hectares, na soma dos três
casos, foram declarados de forma equivocada sendo fruto de sobreposição geométrica. A
metodologia apresentada visou avaliar a condição atual do CAR na região da RIDE-DF e
estabelecer critérios para fiscalização dos cadastros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadastro Ambiental Rural (CAR) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Área de proteção ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propriedade rural | pt_BR |
dc.title | Avaliação das sobreposições geométricas de imóveis e reservas legais do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na RIDE-DF | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-11-06T14:30:14Z | - |
dc.date.available | 2018-11-06T14:30:14Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20964 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Rural Environmental Registry (CAR) is a declaratory document provided by the
owner of rural properties at the national level. This register aims to "integrate the environmental
information of the properties and rural properties related to the areas of permanent preservation,
restricted use, Legal Reserve, remnants of forests and other forms of native vegetation, and
consolidated areas, composing database for control, monitoring, environmental and economic
planning and combating deforestation. " This declarative profile of the Rural Environmental
Registry makes the responsibility for the declaration to be the owner of the property, thus
occurring technical loss in the processes of delimitation of features such as perimeter of the lot,
the respective areas of permanent preservation and legal reserve, etc. In exchange for obtaining
a survey of wide and rapid form of all the national territory.
This work evaluated the technical quality of the geometries and features present in the
CAR from the point of view of the overlap between them, completeness, topology and other
geospatial metrics in the municipalities of RIDE-DF. By means of the preliminary overlap
analysis, it was determined that all municipalities had overlapping percentages. Among them
were the Federal District and the municipalities of Cocalzinho de Goiás and Unaí, which
presented percentages above 11%. The two municipalities and the DF were analyzed through a
hierarchy of processes that aimed to identify and classify overlaps in rural properties and legal
reserves. The analysis showed that around 90% of the registries in the region studied have not
yet undergone the verification and validation process of SICAR. A process of removal of
outliers was applied starting from the principle of normal distribution, which resulted in a
significant reduction of the percentage of overlap, which in the case of the municipalities of
Cocalzinho de Goiás, there was a reduction of 20%. The intersection of the geometric
information between the Legal Reserve and Real Estate Polygons showed that more than 80%
of the polygons in both cases presented partial or total geometric overlap. Among the legal
reserve overlaps, it was determined that more than 19 thousand hectares, in the sum of the three
cases, were wrongly declared to be the result of a geometric overlap. The methodology
presented was aimed at evaluating the current condition of RAC in the RIDE-DF region and
establishing criteria for inspection of the registries. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Ambiental
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