Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ThayanaCristhinaCavalcante.pdf551,57 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Há surdos e surdos : corpo e controvérsias no caso do implante coclear
Autor(es): Cavalcante, Thayana Cristhina
Orientador(es): Sautchuk, Carlos Emanuel
Assunto: Surdos
Implantes cocleares
Data de apresentação: 27-Jun-2011
Data de publicação: 24-Out-2011
Referência: CAVALCANTE, Thayana Cristhina. Há surdos e surdos: corpo e controvérsias no caso do implante coclear. 2011. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A visão e a audição são eleitas na nossa sociedade ocidental as principais modalidades sensoriais de apreensão de sistemas comunicativos. O presente trabalho pretende traçar um panorama do contexto dos surdos em Brasília, em que duas abordagens teórico metodológicas (uma com traços marcadamente individualistas e outra com traços holistas) se destacam, tendo como pano de fundo o corpo como preocupação principal a partir da relação de seu significado construído numa sociedade ocidental científica que lida com artefatos técnicos; e tomando como foco para análise o caso do implante coclear (também conhecido como ouvido biônico) em Brasília. O trabalho objetiva desenvolver uma compreensão da relação entre técnica, corpo e identidade no contexto do campo de pesquisa, a partir do contraste entre sociedade ouvinte e vidente, surdos implantados, Surdos que rejeitam o implante e cegos. Observo que só é possível entender o contexto e formular qualquer espécie de política de inclusão a partir da desnaturalização dos sentidos e da relativização das noções de corpo e Pessoa, entendendo que o que é colocado em jogo no campo etnográfico da surdez é a definição desta como “cultura” e a aceleração tecnológica em direção à construção literal do ciborgue através do implante coclear.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons