Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20959
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_PamellaBrendaCarvalhoGoncalves_tcc.pdf4,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de medidas de gerenciamento da demanda no sistema hídrico do Descoberto e interligações com sistema Santa Maria/Torto
Autor(es): Gonçalves, Pâmella Brenda Carvalho
Orientador(es): Alves, Conceição de Maria Albuquerque
Assunto: Recursos hídricos
Abastecimento de água
Água - consumo
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 6-Nov-2018
Referência: GONÇALVES, Pâmella Brenda Carvalho. Avaliação de medidas de gerenciamento da demanda no sistema hídrico do Descoberto e interligações com sistema Santa Maria/Torto. 2018. 114 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Devido ao agravamento da escassez de água em grandes centros urbanos houve a preocupação com a garantia da segurança hídrica nessas regiões. Nesse cenário, percebe-se que a crise hídrica ocorre em função da expansão urbana desordenada, baixos índices pluviométricos, uso não racional de água e possíveis falhas no gerenciamento integrado dos recursos hídricos. Portanto, um dos grandes desafios é ter o equilíbrio entre oferta do abastecimento e a demanda da população. Em vista disso, para se alcançar a segurança hídrica, cidades que buscaram solucionar a questão da disponibilidade hídrica optaram por ações que promovessem a expansão da oferta por meio de medidas estruturais em consonância com as medidas de gerenciamento da demanda. A aplicação de medidas de racionamento foi uma das alternativas para cidades que tiveram que enfrentar a escassez hídrica. Tendo em vista que Brasília aplicou essas medidas para a mitigação da crise hídrica que atingiu a capital no período de 2016 à metade de 2018, esse trabalho propõe avaliar a efetividade das medidas de racionamento aplicadas nas Regiões Administrativas que são abastecidas pelo sistema Descoberto e Santa Maria. Foi utilizado o modelo Water Evolution and Planing-WEAP que possibilitou a elaboração de cenários com anos hidrológicos distintos e cenários que buscaram verificar o nível do reservatório com as medidas sendo aplicadas até junho de 2018 ou dezembro de 2018. Além disso, o trabalho buscou compreender como seria se o consumo voltasse a ser o que era antes da crise hídrica e no caso da população continuar fazendo uso racional da água e houvesse uma redução de 7% devido essa conscientização. Um dos cenários de importância foi o de considerar a contribuição do sistema Corumbá IV para o abastecimento do sistema Descoberto. Como resultado, tem-se que o reservatório Santa Maria conseguirá retomar o 100% do volume útil nos cenários hidrológicos otimistas, entretanto percebe-se que com o cenário sem a conscientização do uso da água o reservatório atingiria até 33% do seu volume útil. Em relação ao reservatório Descoberto foi observado que com a contribuição do Corumbá IV haveria disponibilidade hídrica para o abastecimento desse sistema até mesmo em períodos de seca, entretanto os cenários hidrológicos pessimistas deixam o reservatório em estado de alerta.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons