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Título: Auditoria cívica na saúde : problematizando o modelo de aprendizagem de uma experiência pública
Autor(es): Teixeira, Rebecca Cortes
Orientador(es): Boullosa, Rosana de Freitas
Assunto: Saúde pública
Políticas públicas - saúde
Data de apresentação: 29-Jun-2018
Data de publicação: 5-Nov-2018
Referência: TEIXEIRA, Rebecca Cortes. Auditoria cívica na saúde: problematizando o modelo de aprendizagem de uma experiência pública. 2018. 165 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como objeto um projeto denominado Auditoria Cívica na Saúde, o qual tem o objetivo de sensibilizar e capacitar cidadãos para fiscalizar Unidades Básicas de Saúde. Trata-se de problematizar a trajetória do projeto para, a partir disto, problematizar o modelo de aprendizagem subjacente a ele. Para tanto, o projeto foi problematizado como uma experiência pública. A problematização teve como premissa as abordagens teóricas que passam pelo conceito de políticas públicas até as abordagens teóricas de John Dewey e de Rosana de Freitas Boullosa sobre problemas públicos. As demais problematizações, dos conceitos de experiência e aprendizagem, as quais seguindo, respectivamente, as fundamentações teóricas de John Dewey – para ambas, de Paula Chies Schommer em conjunto com Rosana de Freitas Boullosa e de James G. March. Por fim, faz-se considerações sobre o modelo incremental de Charles E. Lindblom. Como pesquisa, este trabalho se alinha na perspectiva pós-positivista apresentada nos trabalhos de Frank Fischer, adotando um esquema multimetodológico. O uso destas literaturas e abordagens se deu no campo empírico da Auditoria Cívica na Saúde, acessado por meio da experiência pessoal da pesquisadora e de pesquisa de campo posterior. A pesquisa objetivou iniciar uma discussão sobre aprendizagem quase não abordada no campo da gestão de políticas públicas. Como conclusão, percebeu-se que o modelo de aprendizagem subjacente à esta experiência segue um incrementalismo pouco organizado que se deu em meio a um conjunto de motivações que se afastam dos objetivos propostos pelo projeto estudado.
Abstract: This paper has as its object a project called Civil Audit in Health, which has the goal of sensitizing and qualifying citizens to supervise Basic Health Units. It is concerned of problematizing the project trajectory in order to, from this, problematize the learning model underlying it. To do so, the project was problematized as a public experience. The questioning was done by taking as a premise the theoretical approaches that go through the concept of public policies until the theoretical approaches of John Dewey and Rosana de Freitas Boullosa on public problems. Problems of the concepts of experience and learning are still made, which follow, respectively, the theoretical foundations of John Dewey - for both, Paula Chies Schommer, Rosana de Freitas Boullosa and James G. March. Finally, we consider the incremental model in Charles E. Lindblom's approach. As a research, this paper is aligned to the post-pragmatic perspective presented in the papers of Frank Fischer, adopting a multi-methodological design in the approach. The use of these literatures and approaches occurred in the empirical field of Civil Audit in Health, accessed through the researcher's personal experience and further field research. The research aimed to initiate a discussion about learning something that is almost never addressed in the field of public policy management. As a conclusion, it was perceived that the learning model underlying this experience follows an unorganized incrementalism that occurred in the middle of a set of motivations that move away from the goals proposed by the project studied.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
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