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dc.contributor.advisorCireno, Maria Eugênia Diniz Figueirêdo-
dc.contributor.authorCavalcante, Matheus Rodrigues-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Matheus Rodrigues. Efetividade da política pública educacional nas redes federais de ensino de educação profissional científica e tecnológica. 2018. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta a importância das pesquisas da situação profissional e socioeconômica de egressos das escolas técnicas, hoje intituladas, Institutos Federais (IFs). A efetividade das políticas públicas relacionadas a esses institutos deve ser verificada por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas com egressos para poder se acompanhar, monitorar e produzir adequações, tanto na estrutura, como no funcionamento dos citados institutos. Deve-se buscar a relação entre cursos e empregabilidade, entre cursos e relação com o trabalho conseguido, entre cursos e os níveis hierárquicos preenchidos, entre cursos e a condição socioeconômica, entre outras análises, que podem ser feitas. A educação talvez seja a principal medida de melhoria da situação socioeconômica que o Brasil enfrenta, e na área de capacitação profissional, com os cursos tecnológicos, mais urgente se faz a implantação, manutenção e melhoria contínua, que devem ser acompanhadas e monitoradas por sistemáticas pesquisa padronizadas e instantâneas, em todos os referido institutos no país. Para a elaboração deste trabalho, foi feita uma pesquisa científica de natureza básica, descritiva, com abordagem qualitativa, na qual se utilizou os métodos dedutivo e hipotético e que visou obter resultados por meio de uma revisão bibliográfica de literatura relacionada ao assunto, na busca de dados e informações em sítios eletrônicos governamentais, não-governamentais e de artigos científicos, além de livros e revistas. Percebeu-se que já foram realizadas algumas pesquisas com egressos de escolas tecnológicas, em alguns estados brasileiros há alguns anos atrás, mas nunca de forma nacional, padronizada e instantânea, como é feito o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio. Concluiu-se que inexiste uma pesquisa padronizada, instantânea e nacional para se analisar a efetividade dos referidos institutos federais, e, que, sem ela, os citados institutos não podem conhecer os seus resultados, de acordo com as suas missões institucionais, e, também não podem, de maneira mais eficiente, ter a melhoria contínua em seus processos educacionais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.titleEfetividade da política pública educacional nas redes federais de ensino de educação profissional científica e tecnológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-05T10:07:30Z-
dc.date.available2018-11-05T10:07:30Z-
dc.date.submitted2018-06-28-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20944-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This study studied the importance of the researches of the professional and socioeconomic situation of graduates of the technical schools, today called Federal Institutes (IFs). The effectiveness of the public policies related to these institutes must be verified by means of qualitative and quantitative researches carried out with graduates in order to be able to follow up, monitor and produce adjustments, both in the structure and in the functioning of the aforementioned institutes. It is necessary to search the relationship between courses and employability, between courses and relation with the work achieved, between courses and the hierarchical levels filled, between courses and the socioeconomic condition, among other analyzes, that can be done. Education may be the main measure to improve the socioeconomic situation facing Brazil, and in the area of professional training, with technological courses, it is more urgent to implement, maintain and improve continuously, which must be monitored and monitored by systematic research standardized and instantaneous, in all said institutes in the country. For the elaboration of this work, a basic, descriptive scientific research was carried out with a qualitative approach, in which the deductive and hypothetical methods were used, aiming to obtain results through a bibliographical review of literature related to the subject, in search of data and information on government, nongovernmental and scientific articles, as well as books and magazines. It was noticed that some researches were already carried out with graduates of technological schools, in some Brazilian states a few years ago, but never in a national standardized and instantaneous way, like the ENEM - National High School Exam. It was concluded that there is no standardized, instantaneous and national research to analyze the effectiveness of these federal institutes, and that, without it, these institutes can not know their results, according to their institutional missions, and also can not, more efficiently, have continuous improvement in their educational processes.pt_BR
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