Título: | Lixão da estrutural : a trajetória político-institucional do início de seu fim (2010-2018) |
Autor(es): | Domiciano, Mariana Rodrigues Amaral |
Orientador(es): | Capelari, Mauro Guilherme Maidana |
Assunto: | Resíduos sólidos Lixo - reciclagem |
Data de apresentação: | 29-Jun-2018 |
Data de publicação: | 31-Out-2018 |
Referência: | DOMICIANO, Mariana Rodrigues Amaral. Lixão da estrutural: a trajetória político-institucional do início de seu fim (2010-2018). 2018. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | No Distrito Federal, o “Lixão da Estrutural” como é comumente conhecido, esteve
ativo por mais de 50 anos sendo considerado por relatórios internacionais um dos
maiores lixões a céu aberto do mundo. Partindo desse caso emblemático no país, o
trabalho teve como objetivo analisar a trajetória político-institucional do fechamento
do “Lixão da Estrutural” entre os anos de 2010 e 2018. O recorte temporal adotou o
período posterior a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos
(12.305/2010) como marco inicial e o ano de 2018, período de encerramento das
atividades no local, como marco final. Foi realizada análise comparativa na gestão
dos governos Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg no que tange as seguintes
categorias de análise: Plano de Intervenção do Aterro do Jóquei (2011 e 2015) e
Catadores no Lixão da Estrutural. A metodologia foi constituída a partir de
abordagem qualitativa, utilizando-se da estratégia descritiva e exploratória. Foram
utilizados técnicas de coleta de dados que abrangeu a coleta documental secundária
por meio de relatórios, planos de governos e documentos oficiais. Houve, em adição,
a realização de três entrevistas semiestruturadas com profissionais diretamente
envolvidos com o caso. Os resultados demonstraram que apesar de terem
semelhanças em seus escopos, as políticas executadas pelos dois governos
seguiram formas diferenciadas de implementação, havendo características do
modelo Botton Up e descentralizado durante o governo de Agnelo Queiroz e
similaridade ao modelo Top Down e centralizado durante a gestão de Rodrigo
Rollemberg. Em relação aos catadores, as ações implementadas nos dois governos
demonstraram a existência de visibilidade da categoria, ainda que não tenha ficado
clara a forma de participação desses atores locais na implementação da política.
Sugerimos, nas considerações finais, que a trajetória político-institucional do
fechamento do lixão auxilia na compreensão dos elementos envolvidos na
implementação, além de apontar arestas que precisariam ser resolvidas antes
mesmo do encerramento da política, o que não ocorreu. A participação baixa
adicionada de recorrentes reclamações dos catadores demonstraram que o
fechamento do lixão seguiu por caminhos gerenciais e em menor escala por vias
inclusivas. |
Abstract: | In the Federal District, the "Structural Dumping Ground", as it is commonly known,
has been active for more than 50 years and is considered by international reports
as one of the largest open pit dumps in the world. The objective of this study was to
analyze the political-institutional trajectory of the closure of the "Structural Landfill"
between 2010 and 2018.) The temporal cut adopted the period after the
promulgation of the National Solid Waste Policy (12,305/ 2010) as the initial
milestone and the year 2018, the period of closure of the on-site activities, as the
final framework. A comparative analysis was carried out in the management of the
Agnelo Queiroz and Rodrigo Rollemberg governments regarding the following
categories of analysis: Jockey Landfill Intervention Plan (2011 and 2015) and
Waste Pickers in the Structural Landfill.) The methodology was constituted from a
qualitative approach, using the descriptive and exploratory strategy. Data collection
techniques were used that covered the secondary documentary collection through
reports, government plans and official documents. There were, in addition, three
semi-structured interviews with professionals directly involved with the case. The
results showed that, despite having similarities in their scopes, the policies
implemented by the two governments followed different forms of implementation,
with characteristics of the Botton Up model and decentralized during the Agnelo
Queiroz administration and similarity to the Top Down model and centralized during
the management of Rodrigo Rollemberg. Regarding the scavengers, the actions
implemented in the two governments demonstrated the existence of visibility of the
category, although the form of participation of these local actors in the
implementation of the policy was not clear. We suggest, in the final considerations,
that the political-institutional trajectory of the closure of the dump assists in the
understanding of the elements involved in the implementation, besides pointing out
edges that would need to be solved even before the closure of the policy, which did
not occur. The low participation added by recurring complaints from the collectors
showed that the closure of the garbage dump followed by managerial paths and to
a lesser extent by inclusive routes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
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