Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20943
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarianaRodriguesAmaralDomiciano_tcc.pdf678,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lixão da estrutural : a trajetória político-institucional do início de seu fim (2010-2018)
Autor(es): Domiciano, Mariana Rodrigues Amaral
Orientador(es): Capelari, Mauro Guilherme Maidana
Assunto: Resíduos sólidos
Lixo - reciclagem
Data de apresentação: 29-Jun-2018
Data de publicação: 31-Out-2018
Referência: DOMICIANO, Mariana Rodrigues Amaral. Lixão da estrutural: a trajetória político-institucional do início de seu fim (2010-2018). 2018. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: No Distrito Federal, o “Lixão da Estrutural” como é comumente conhecido, esteve ativo por mais de 50 anos sendo considerado por relatórios internacionais um dos maiores lixões a céu aberto do mundo. Partindo desse caso emblemático no país, o trabalho teve como objetivo analisar a trajetória político-institucional do fechamento do “Lixão da Estrutural” entre os anos de 2010 e 2018. O recorte temporal adotou o período posterior a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010) como marco inicial e o ano de 2018, período de encerramento das atividades no local, como marco final. Foi realizada análise comparativa na gestão dos governos Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg no que tange as seguintes categorias de análise: Plano de Intervenção do Aterro do Jóquei (2011 e 2015) e Catadores no Lixão da Estrutural. A metodologia foi constituída a partir de abordagem qualitativa, utilizando-se da estratégia descritiva e exploratória. Foram utilizados técnicas de coleta de dados que abrangeu a coleta documental secundária por meio de relatórios, planos de governos e documentos oficiais. Houve, em adição, a realização de três entrevistas semiestruturadas com profissionais diretamente envolvidos com o caso. Os resultados demonstraram que apesar de terem semelhanças em seus escopos, as políticas executadas pelos dois governos seguiram formas diferenciadas de implementação, havendo características do modelo Botton Up e descentralizado durante o governo de Agnelo Queiroz e similaridade ao modelo Top Down e centralizado durante a gestão de Rodrigo Rollemberg. Em relação aos catadores, as ações implementadas nos dois governos demonstraram a existência de visibilidade da categoria, ainda que não tenha ficado clara a forma de participação desses atores locais na implementação da política. Sugerimos, nas considerações finais, que a trajetória político-institucional do fechamento do lixão auxilia na compreensão dos elementos envolvidos na implementação, além de apontar arestas que precisariam ser resolvidas antes mesmo do encerramento da política, o que não ocorreu. A participação baixa adicionada de recorrentes reclamações dos catadores demonstraram que o fechamento do lixão seguiu por caminhos gerenciais e em menor escala por vias inclusivas.
Abstract: In the Federal District, the "Structural Dumping Ground", as it is commonly known, has been active for more than 50 years and is considered by international reports as one of the largest open pit dumps in the world. The objective of this study was to analyze the political-institutional trajectory of the closure of the "Structural Landfill" between 2010 and 2018.) The temporal cut adopted the period after the promulgation of the National Solid Waste Policy (12,305/ 2010) as the initial milestone and the year 2018, the period of closure of the on-site activities, as the final framework. A comparative analysis was carried out in the management of the Agnelo Queiroz and Rodrigo Rollemberg governments regarding the following categories of analysis: Jockey Landfill Intervention Plan (2011 and 2015) and Waste Pickers in the Structural Landfill.) The methodology was constituted from a qualitative approach, using the descriptive and exploratory strategy. Data collection techniques were used that covered the secondary documentary collection through reports, government plans and official documents. There were, in addition, three semi-structured interviews with professionals directly involved with the case. The results showed that, despite having similarities in their scopes, the policies implemented by the two governments followed different forms of implementation, with characteristics of the Botton Up model and decentralized during the Agnelo Queiroz administration and similarity to the Top Down model and centralized during the management of Rodrigo Rollemberg. Regarding the scavengers, the actions implemented in the two governments demonstrated the existence of visibility of the category, although the form of participation of these local actors in the implementation of the policy was not clear. We suggest, in the final considerations, that the political-institutional trajectory of the closure of the dump assists in the understanding of the elements involved in the implementation, besides pointing out edges that would need to be solved even before the closure of the policy, which did not occur. The low participation added by recurring complaints from the collectors showed that the closure of the garbage dump followed by managerial paths and to a lesser extent by inclusive routes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons