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dc.contributor.advisorSantos, Renata Callaça Gadioli dos-
dc.contributor.authorSilva, Larissa Alves da-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Alves da. Análise comparativa da gestão democrática no ensino médio público do Distrito Federal: entre o Plano Piloto e Taguatinga. 2018. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa comparativamente a gestão democrática do ensino médio público do Distrito Federal em duas áreas urbanas distintas de Brasília, uma localizada em área urbana central e outra periférica. O objetivo geral é desvendar o processo de gestão democrática comparativamente entre o Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN) e o Centro Educacional 06 de Taguatinga (CED 06), utilizando os princípios democráticos da transparência, pluralidade, participação e coletividade. Considerou-se ainda o princípio da hierarquia que interfere na prática democrática escolar, ainda que não seja um princípio da gestão democrática. As instâncias democráticas selecionadas para comparar esses princípios democráticos nas duas escolas, CEAN e CED 06 de taguatinga, foram o Grêmio Estudantil e o Conselho de Classe. Quanto à metodologia de pesquisa, utilizou-se o método comparativo reflexivo. O método comparativo tem como principal função investigar diferenças e aproximações entre fatos, objetos, instrumentos ou grupos sociais, para tanto, é preciso inicialmente definir o que se deseja comparar. A inovação fica por conta da gestão social, que preza pelo fazer junto, podendo contribuir para a democratização escolar, mas não substituir a gestão democrática escolar, uma vez que o direito à educação é um dever do Estado. Por fim, entende-se que não é possível aplicar a gestão social em sua totalidade nas escolas públicas do DF, já que a gestão democrática escolar tem um viés estado cêntrico e a gestão social é caracterizada pela descentralização e forte participação da sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGestão escolar democráticapt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.titleAnálise comparativa da gestão democrática no ensino médio público do Distrito Federal : entre o Plano Piloto e Taguatingapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2018-10-31T14:35:41Z-
dc.date.available2018-10-31T14:35:41Z-
dc.date.submitted2018-06-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/20940-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This research comparatively analyzes the democratic management of public secondary education in the Federal District in two distinct urban areas of Brasília, one located in the central and peripheral urban areas. The general objective is to unravel the democratic management process comparatively between the North High School Center (CEAN) and the Centro Educacional 06 de Taguatinga (CED 06), using the democratic principles of transparency, plurality, participation and collectivity. It was also considered the principle of hierarchy that interferes in democratic school practice, although it is not a principle of democratic management. The democratic bodies selected to compare these democratic principles in the two schools, CEAN and CED 06 of taguatinga, were the Student Guild and the Class Council. As for the research methodology, the reflexive comparative method was used. The main purpose of the comparative method is to investigate differences and approximations between facts, objects, instruments, or social groups. Therefore, it is necessary to initially define what one wants to compare. Innovation is based on social management, which takes pride in doing together, and can contribute to school democratization, but not to replace democratic school management, since the right to education is a duty of the State. Finally, it is understood that it is not possible to apply social management in its entirety in DF public schools, since democratic school management has a statecentric bias and social management is characterized by decentralization and strong participation of society.pt_BR
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