Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20925
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_YoHwaFariasDaCunha_tcc.pdf733,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Características dos ensaios clínicos com anti-hiperglicemiantes conduzidos no Brasil
Autor(es): Cunha, Yo Hwa Farias da
Orientador(es): Amato, Angélica Amorim
Coorientador(es): Ribeiro, Carolina Martins
Assunto: Diabetes
Glicemia
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 30-Out-2018
Referência: CUNHA, Yo Hwa Farias da. Características dos ensaios clínicos com anti-hiperglicemiantes conduzidos no Brasil. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O Diabetes mellitus tipo 2 (DM2) refere-se a um conjunto de distúrbios metabólicos marcado pela hiperglicemia, decorrente de deficiência e/ou resistência à ação de insulina. Caracterizada pela desregulação no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas. Muitas das evidências da efetividade dos anti-hiperglicemiantes são provenientes de estudos conduzidos com populações diferentes da brasileira e o conhecimento é ainda escasso sobre a real efetividade desses fármacos no paciente diabético no Brasil. O objetivo desta revisão de literatura foi caracterizar os estudos clínicos envolvendo os anti-hiperglicemiantes, conduzidos com pacientes brasileiros com DM2, para extrair características demográficas, clínicas, bioquímicas, efeitos adversos, e verificar os resultados relativos ao controle metabólico com as recomendações de diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e da Associação Americana de Diabetes (ADA). Para isso, foi realizada pesquisa nas bases de dados, Pubmed, Scopus, Web of Science e Cochrane. Por meio da análise dos estudos, foi observado que a metformina associada a outras classes de anti-hiperglicemiantes é comumente utilizada no tratamento de pacientes com DM2, com efetividade sobre o controle glicêmico semelhante à descrita em estudos envolvendo outras populações. Em relação aos trabalhos envolvendo as insulinas, foram avaliadas a NPH, glargina, também com efetividade semelhante à descrita na literatura para outras populações. Os parâmetros avaliados, nos ensaios clínicos, foram a massa corporal, perfil lipídico e glicêmico. A maioria dos trabalhos realizados nessa temática tiveram um número amostral pequeno com seguimento por um curto período. Futuras pesquisas são necessárias para o desenvolvimento e condução de pesquisas clínicas com maior robustez e acompanhamento a longo prazo, para determinação do perfil desses pacientes, impacto no sistema de saúde e direcionamento de intervenções.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons