Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20924
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaRochaOliveiraMorais_tcc.pdf1,49 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do nonilfenol sobre a homeostase da glicose em camundongos fêmeas C57BL/6
Autor(es): Morais, Ana Carolina Rocha Oliveira
Orientador(es): Amato, Angélica Amorim
Coorientador(es): Coelho, Michella Soares
Ribeiro, Carolina Martins
Assunto: Glicose
Glicemia
Sistema endócrino
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 30-Out-2018
Referência: MORAIS, Ana Carolina Rocha Oliveira. Efeito do nonilfenol sobre a homeostase da glicose em camundongos fêmeas C57BL/6. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Introdução: O nonilfenol (NP) é um produto de síntese gerado durante a degradação dos etoxilatos de alquilfenol, sendo utilizado pelas indústrias como tensoativo, solubilizante e emulsificante para produção de produtos de uso doméstico, cosméticos e agrícolas. Os resíduos industriais são dispersados no sistema de esgoto e, por não haver tratamento adequado, o NP polui o solo, ar, água e alimentos. O NP é classificado como um desregulador endócrino e está relacionado com o desenvolvimento da obesidade. Em estudos prévios com animais foi observado que o NP promove a diferenciação de adipócitos e promove resistência à insulina, quando a exposição ocorre durante os períodos precoces da vida. O presente estudo visou avaliar o efeito da exposição de camundongos alimentados com dieta hiperlipídica ao NP sobre a homeostase da glicose, em um cenário de predisposição à obesidade e diabetes. Métodos: O estudo foi aprovado pela Comissão de Ética no Uso de Animal do IB/UnB. Foram utilizados 30 camundongos C57BL/6 fêmeas, com 4 semanas de idade. Os animais foram alimentados com dieta hiperlipídica e foram divididos aleatoriamente em 5 grupos de 6 animais cada, de acordo com os tratamentos. Um grupo recebeu apenas água (controle) e os outros quatro receberam, respectivamente, NP 0,5 mg/kg/d da 6ª à 20ª semanas, NP 2,5 mg/kg/d da 6ª à 20ª semanas, NP 0,5 mg/kg/d da 14ª à 20ª semanas ou NP 2,5 mg/kg/d da 14ª à 20ª semanas. O NP foi administrado na água de beber. A glicemia de jejum foi aferida na 14ª e 20ª semanas, o teste de tolerância à glicose foi realizado na 14ª e 18ª semanas e o teste de tolerância à insulina foi realizado na 18ª semana. Os resultados foram comparados por análise de variância (ANOVA), teste Neuman- Keuls, e a significância considerada se p <0,05. Resultados e conclusão: Foi observado que a exposição de camundongos fêmeas, alimentadas com dieta hiperlipídica, ao NP desde o início da vida adulta (6a semana) até a 20a semana de vida, ou somente durante a vida adulta (14a à 20a semanas) não alterou de forma significativa a glicemia de jejum, tolerância à glicose ou sensibilidade à insulina. Desta forma, à exposição crônica ao NP, nas concentrações testadas, não influenciou negativamente a homeostase da glicose. Embora estudos em cultura de células e estudos in vivo em que a exposição ao NP ocorreu durante o período fetal tenham sugerido o efeito obesogênico e diabetogênico do NP, o presente estudo indicou que a exposição fora do período crítico de desenvolvimento não apresentou este efeito. Estudos adicionais são necessários para investigar o mecanismo de ação do NP em diferentes períodos da vida.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20924
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons