Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20923
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_KarinaBritoDaCosta_tcc.pdf806,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito das estatinas no câncer de mama : uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Costa, Karina Brito da
Orientador(es): Amato, Angélica Amorim
Coorientador(es): Ribeiro, Carolina Martins
Assunto: Câncer - tratamento
Mamas - câncer
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 29-Out-2018
Referência: COSTA, Karina Brito da. Efeito das estatinas no câncer de mama: uma revisão sistemática da literatura. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O câncer de mama (CM) é considerado a neoplasia que mais acomete indivíduos do sexo feminino, além de ser uma das principais causas de óbito nesta população. As estatinas são uma das principais classes de drogas para o tratamento da hipercolesterolemia e atuam inibindo a 3-hidroxi-3-metilglutaril coenzima-A redutase (HMGCR), a enzima responsável pela regulação da síntese do colesterol, ocasionando na redução da produção de colesterol intracelular. Há, ainda, dados sugestivos de que as estatinas apresentam efeitos apoptóticos e antiproliferativos, contribuindo para sua potencial ação antitumoral. Em consistência com estes dados, há evidências epidemiológicas sugerindo o papel das estatinas como agentes anticancerígenos. O objetivo desse estudo foi avaliar a associação entre o uso de estatinas e o câncer de mama, por meio de revisão sistemática da literatura. Os achados sobre estatinas e CM ainda permanecem inconsistentes, tendo em vista que enquanto estudos observacionais relatam redução significativa de risco de CM entre os usuários de estatinas, metanálises comumente não confirmam os efeitos favoráveis desses medicamentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons