Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20921
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LaisCamposMoreira_tcc.pdf559,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle glicêmico em sujeitos com diabetes mellitus tipo 1 : revisão de estudos clínicos brasileiros
Autor(es): Moreira, Laís Campos
Orientador(es): Amato, Angélica Amorim
Assunto: Glicemia
Diabetes
Data de apresentação: 28-Jun-2018
Data de publicação: 29-Out-2018
Referência: MOREIRA, Laís Campos. Controle glicêmico em sujeitos com diabetes mellitus tipo 1: revisão de estudos clínicos brasileiros. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O diabetes mellitus é um distúrbio metabólico crônico representado por elevadas concentrações de glicose no sangue, causadas por deficiência de insulina. O diabetes tipo 1 (DM1) caracteriza-se por deficiência de insulina que resulta de destruição das células beta pancreáticas por uma resposta autoimune. Embora seja menos frequente que o diabetes tipo 2, o DM1 é uma doença que exige atenção por ser muito comum no Brasil e necessitar de cuidados por toda a vida. O estudo DCCT (Diabetes Control and Complications Trial) de 1993 demonstrou também que o controle glicêmico de sujeitos portadores de diabetes diminui o desenvolvimento e progressão de complicações vasculares associadas ao diabetes. Entretanto, dados brasileiros a respeito do controle glicêmico de pacientes com diabetes tipo 1 são escassos. O objetivo deste trabalho foi investigar o controle glicêmico de sujeitos com diabetes tipo 1, a partir de dados originados de publicações em periódicos nacionais e internacionais dos últimos 5 anos envolvendo pacientes brasileiros com a doença. Foram analisadas 25 publicações, com um total de 7115 homens e 10277 mulheres. Dentre os estudos apenas 1 apresentava indivíduos dentro da meta de controle para glicemia de jejum. Em todas publicações os valores médios da hemoglobina glicada estavam acima do valor recomendado para adultos. No geral, os valores analisados do perfil lipídico estavam dentro dos valores preconizados, com exceção do colesterol total, que estava acima da meta em 1 artigo e do LDL que estava ligeiramente elevado em 9 trabalhos. As informações observadas devem ser consideradas no desenvolvimento e condução de ações de saúde na população brasileira.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2018.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons