Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Evaldo Cesar Cavalcante | - |
dc.contributor.author | Sampaio, Karen Pessego | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, Karen Pessego. Análise dos elementos qualificadores de política pública de transporte de carga. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Investir em infraestrutura de transporte é um fator fundamental no fomento da economia de um país e na geração de benefícios para a sociedade. Desta forma, este trabalho se propõe a estudar a importância dos principais elementos qualificadores de política pública de transporte de carga para sua construção. Para tanto, este estudo teve como metodologia de pesquisa o Modelo de Multicritério de Apoio à Decisão – Construtivista, que permitiu identificar e qualificar os elementos qualificadores de política pública de transporte de carga e descobrir a percepção dos gestores que trabalham com planejamento e política pública quanto à relevância desses elementos para a construção de programas de desenvolvimento em transporte de cargas. Foram realizados brainstormings e grupo focal com especialistas e gestores da área de transporte, a fim de definir e ratificar os critérios para a construção de política pública de transporte de carga. Os critérios foram: Disponibilidade, Confiabilidade, Arranjos Físicos, Custos, Integração, Gestão e Benefícios. Assim, a avaliação geral dos critérios foi de 83% do total possível, ressaltando que todos os elementos foram considerados importantes para a construção de uma política pública de transporte de carga pelos 34 gestores respondentes. Observou-se também que nenhum critério foi avaliado com menos de 60% de importância do valor total, ficando mais próximo de atingir a pontuação máxima do que a mínima. Deste modo, a desempenho global atingiu uma percepção classificada forte, próxima de extremamente forte. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte de carga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura - transporte | pt_BR |
dc.title | Análise dos elementos qualificadores de política pública de transporte de carga | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-26T15:11:45Z | - |
dc.date.available | 2018-10-26T15:11:45Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20911 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|