Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_TiagoSilvaDeCarvalho_tcc.pdf2,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: CDD x CDU : um estudo comparativo
Autor(es): Carvalho, Tiago
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Sistemas de classificação bibliográfica
Classificação bibliográfica
Data de apresentação: 7-Ago-2018
Data de publicação: 26-Out-2018
Referência: CARVALHO, Tiago. CDD x CDU: um estudo comparativo. 2018. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Estudo comparativo entre os dois sistemas de classificação bibliográficas (SCB) mais utilizados do mundo, a Classificação Decimal de Dewey (CDD) e a Classificação Decimal Universal (CDU), com o objetivo de identificar semelhanças e diferenças relacionadas à elaboração, estrutura, notação, uso, publicação e aquisição. A pesquisa qualifica-se como qualitativa, descritiva e aplicada. Quanto ao procedimento de coleta de dados, adotou-se a pesquisa do tipo bibliográfica e utilizou-se o método comparativo como meio técnico de investigação. O estudo constatou importantes diferenças entre os sistemas como a ausência de um manual explicativo na CDU, recurso de grande auxílio à resolução de dúvidas na Classificação de Dewey; carência de uma tradução da CDD para o português; caráter analítico-sintético encontrado, de forma integral, somente na CDU; entre outras elencadas ao longo do trabalho. Os objetivos gerais e específicos foram atingidos e oito quadros comparativos foram elaborados, confrontando diretamente as características de cada sistema, a partir das informações colhidas e dos resultados obtidos.
Abstract: Comparative study between the two world’s most used bibliographic classification systems, the Dewey Decimal Classification (DDC) and the Universal Decimal Classification (UDC), aiming to identify similarities and differences when it comes to development, structure, notation, use, application, publishing and acquisition. The research is qualified as qualitative, descriptive and applied. As for the data collection procedure, the literature review kind was adopted, and the comparative method was used as the technical research process. The study found relevant differences between the systems like the absence of an explanatory manual in UDC, a great resource for solving doubts found only in the Dewey system; the lack of a DDC translation to Portuguese; the analytical-synthetic feature found, integrally, only on UDC; among others listed throughout the paper. The main and specific goals were met, and eight comparative tables were assembled, directly confronting the characteristics of each system, based on the information collected and the results obtained.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons