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Título: Ambientes digitais informacionais para surdos : uma análise dos sites de bibliotecas universitárias federais brasileiras
Autor(es): Pereira, Sabrina de Lima
Orientador(es): Vieira, Simone Bastos
Assunto: Acesso à informação
Bibliotecas universitárias
Língua brasileira de sinais
Data de apresentação: 29-Ago-2018
Data de publicação: 25-Out-2018
Referência: PEREIRA, Sabrina de Lima. Ambientes digitais informacionais para surdos: uma análise dos sites de bibliotecas universitárias federais brasileiras. 2018. 135 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho responde à questão: Os sites das bibliotecas universitárias federais brasileiras selecionadas estão adaptados para a acessibilidade ao público surdo? Estudam-se as diretrizes, normas e legislações acerca da acessibilidade informacional dos surdos na web e a validade de Tecnologias informacionais e assistivas como vídeo e software Avatar tradutor. Projetos atuais sobre plataformas educacionais, catálogo online, repositório digital e produção de material didático acessível em língua de sinais em suporte digital são estudados no âmbito acadêmico brasileiro para contextualizar a acessibilidade informacional educacional do público surdo. É feita uma análise da página inicial de 12 sites de bibliotecas universitárias federais brasileiras, para verificar a presença de elementos de acessibilidade para os surdos. É realizada então uma análise comparativa desses resultados com outra pesquisa no ano de 2013. É concluído que, apesar de melhorias quantitativas, os sites não estão apropriadamente adaptados para atender as demandas do público surdo, visto que seus serviços e produtos não estão interpretados para a Língua de Sinais. São apresentadas recomendações ao fim do trabalho para garantir a acessibilidade informacional do público surdo em bibliotecas universitárias federais brasileiras.
Abstract: This work aims to answer this question: Do selected sites from Federal Brazilian Universities are adapted for accessibility to the deaf public? We study the directives, norms and legislation about informational accessibility for deaf people on the World Wide Web and the validity of Informational Technologies and assistive ones as video and the translation software Avatar. Up to date projects about educational platforms, online catalogues, digital repositories and the production of accessible didactic material in Sign Language on digital form are studied within the Brazilian academic environment to establish context educational informational accessibility for deaf public. An analysis of the first pages of twelve sites of federal Brazilian universities, to verify the existence of accessible elements for deaf people. A comparative analysis from these results is made with another research produced in the year 2013. It is concluded that, even with quantitative improvements, the sites are not adequately adapted to satisfy the demands of the deaf public, in as much that their services and products are not interpreted to Sign Language. Recommendations are forwarded at the end of this work, to warrant informational accessibility to the deaf public in Brazilian federal universities’ libraries.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2018.
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