Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20885
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_LeticiaFontesBorges_tcc.pdf5,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de impactos ambientais causados pela expansão da exploração mineral na bacia hidrográfica do Córrego da Contagem - área de proteção ambiental de Cafuringa - DF
Autor(es): Borges, Letícia Fontes
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Geoprocessamento
Impacto ambiental
Minas e recursos minerais
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 24-Out-2018
Referência: BORGES, Letícia Fontes. Avaliação de impactos ambientais causados pela expansão da exploração mineral na bacia hidrográfica do Córrego da Contagem - área de proteção ambiental de Cafuringa - DF. 2018. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O desenvolvimento urbano acelerado da sociedade reflete em pressões antrópicas cada vez mais degradantes para o meio ambiente, em que a matéria prima muitas vezes usada para gerar bens de consumo são recursos não renováveis da natureza e que para sua obtenção, causam impactos e riscos ambientais. Uma demanda crescente no Distrito Federal que reflete diversos impactos é a fabricação de cimento, pois exige a extração de minérios de calcário e argila. Este projeto final de graduação em Engenharia Ambiental tem por objetivo avaliar os impactos ambientais, associada aos riscos e vulnerabilidade gerados mediante as atividades de mineração para produção de cimento da Companhia Tocantins, para a área de sua lavra de expansão na bacia hidrográfica do Córrego da Contagem, inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) de Cafuringa-DF. A metodologia aplicada envolveu a produção de mapas de uso e cobertura do solo para os anos de 1973, 1993, 2007 e 2017 na área de estudo, a partir do uso de algoritmos de geoprocessamento e processamento de imagens de sensores remotos. Envolveu a produção do mapa de vulnerabilidade ambiental voltado para o impacto causado por esta mineração para o ano de 2017, que foi obtido por meio da aplicação de análise multicritério baseado no método da combinação linear ponderada seguido de análise hierárquica de processos (AHP) e algoritmo de álgebra de mapas e associado aos impactos negativos causados pela pressão antrópica. Por fim, identificou-se que há um alto grau de vulnerabilidade ambiental na área no qual há exploração mineral e o risco para eventuais impactos são significativos em áreas onde ainda não há interferência humana, mas que futuramente terá atividades de mineração. Com isso, avaliou-se que as medidas mitigadoras que já foram realizadas em áreas já exploradas na bacia hidrográfica não garantem a sustentabilidade ambiental da APA de Cafuringa-DF, pois os danos dos impactos causados pelas atividades de mineração deixam o meio em desequilíbrio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons