Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20884
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_IsabelaMirnaMarquesLourenco_tcc.pdf2,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do decaimento do cloro residual livre com contaminação pontual na rede de distribuição de água do Lago Norte – DF em situação de intermitência
Autor(es): Lourenço, Isabela Mirna Marques
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Água - estações de tratamento
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 24-Out-2018
Referência: LOURENÇO, Isabela Mirna Marques. Análise do decaimento do cloro residual livre com contaminação pontual na rede de distribuição de água do Lago Norte – DF em situação de intermitência. 2018. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Brasília, no ano de 2016, enfrentou uma das maiores crises hídricas vivenciadas na região, fazendo-se necessária a elaboração do Plano Integrado de Enfrentamento a Crise Hídrica, o qual introduziu medidas de redução da pressão na rede de distribuição de água, racionamento com interrupção completa do abastecimento em todas as regiões administrativas do Distrito Federal, entre outras. Além disso, também se fez necessária a construção da Estação de Tratamento de água Emergencial do Lago Norte, sendo sua captação realizada no Lago Paranoá e tecnologia de tratamento utilizada do tipo Ultrafiltração, introduzindo assim água de reuso à vazão de abastecimento para consumo humano do DF, considerando que o Lago Paranoá também estabelece função de corpo receptor das ETEs da região. A ETA Emergencial do Lago Norte tem como objetivo principal reforçar o sistema Santa Maria/Torto e indiretamente o Descoberto, além de abastecer diretamente as regiões administrativas do Lago Norte, Paranoá, Itapoã, Taquari, Asa Norte e Noroeste. Sua inauguração foi realizada em outubro de 2017, frente a protestos da população e reclamações recorrentes referentes a qualidade da água que chegara as ligações prediais dos habitantes das regiões de responsabilidade de abastecimento dessa ETA. Sendo assim, necessária a realização de estudos referentes a possível contaminação da água no interior do sistema de abastecimento dessas regiões administrativas, considerando a total eficiência da ultrafiltração como tratamento de água para consumo humano, além de observar se a operação de intermitência de distribuição da vazão tem relação com essa diminuição da qualidade da mesma. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o comportamento do decaimento do cloro residual livre no interior da rede de distribuição de água da Região Administrativa do Lago Norte, fazendo uso do Software EPANET, utilizando três cenários de simulação, sendo o primeiro de operação habitual do sistema, o segundo considerando racionamento e o terceiro de introdução pontual de contaminante na rede. Nota-se que o decaimento do cloro no interior da rede é bastante influenciado pela distância do ponto de análise até o reservatório de abastecimento e a ETA, sendo que sua concentração apresenta decaimento exponencial, assumindo menores valores em pontos mais distantes. Em situação de racionamento, é notório um maior decaimento da concentração do cloro nas 24 horas de interrupção do fornecimento da vazão, devendo-se este as reações de parede com as tubulações e reservatório do sistema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons