Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20878
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AnaCarolinaPereiraDeSousa_tcc.pdf2,96 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da qualidade da água do Lago Descoberto : análise de parâmetros limnológicos para avaliação da integridade do ambiente
Autor(es): Sousa, Ana Carolina Pereira de
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Coorientador(es): Gomes, Lenora Nunes Ludolf
Assunto: Sensoriamento remoto
Reservatórios
Água - análise
Data de apresentação: 4-Jul-2018
Data de publicação: 24-Out-2018
Referência: SOUSA, Ana Carolina Pereira de. Estudo da qualidade da água do Lago Descoberto: análise de parâmetros limnológicos para avaliação da integridade do ambiente. 2018. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo visa compreender as relações entre os parâmetros físicos, químicos e biológico, do ambiente aquático do lago Descoberto, manancial destinado ao abastecimento público de água no DF. Para tanto, foi realizado o diagnóstico de parâmetros abióticos e biótico da água do reservatório em abril e maio de 2018. Os resultados dos parâmetros diagnosticados (fósforo total, nitrogênio amoniacal, nitrato, pH, condutividade elétrica, turbidez, temperatura da água, oxigênio dissolvido e clorofila-a) indicaram perfis de distribuição na coluna d’água, tanto dos fatores físicos e químicos quanto do biológico, semelhantes para cada estação de amostragem. Por meio da utilização do IQAR para os meses analisados, foi verificado enquadramento do corpo hídrico como moderadamente degradado em todas as estações. Para o estudo ainda foram utilizados dados secundários de monitoramento realizados pela CAESB referente aos anos de 2004 a 2016, por meio desses dados foram calculados o IETToledo e o IETModificado, a fim de identificar o grau de trofia do reservatório, os resultados foram de grau de trofia oligotrófico e ultraoligotrófico respectivamente, para todo os anos. Utilizou-se a resposta espectral da água com intuito de discriminar os parâmetros transparência, clorofila-a e turbidez, por meio de dados do sensor Sentinel-2, a presente pesquisa utilizou os dados diagnosticados nos meses de abril e maio, acerca da qualidade da água no reservatório para comparar com as imagens disponibilizadas pelo satélite, as imagens foram manipuladas em um programa de geoprocessamento, selecionando as bandas do espectro eletromagnético mais adequadas para a análise de cada parâmetro. Dentro dessas bandas, foram estabelecidas faixas de níveis de cinza que foram correlacionadas com as análises da água. Os resultados obtidos foram usados para se estabelecer uma escala de classificação de imagens, que foi utilizada para monitorar alterações desses parâmetros no reservatório. A correlação entre os níveis de cinza das imagens e os dados obtidos foi utilizada na previsão da distribuição espacial dos parâmetros ao longo da área do reservatório. Os resultados revelam que a metodologia proposta constitui uma ferramenta interessante para monitorar variações espaciais e temporais de transparência, concentração de clorofila e turbidez em reservatórios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons