Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20872
Título: | Análise do potencial de demanda para exportação pelo Porto do Itaqui |
Autor(es): | Hamaoka, Mayumi Pacheco |
Orientador(es): | Reis, Silvia Araújo dos |
Assunto: | Transporte marítimo Exportação |
Data de apresentação: | 3-Jul-2018 |
Data de publicação: | 23-Out-2018 |
Referência: | HAMAOKA, Mayumi Pacheco. Análise do potencial de demanda para exportação pelo Porto do Itaqui. 2018. 69 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O Brasil possui uma vasta extensão litorânea pela qual transitam produtos de
diversas categorias para exportação por meio dos portos, responsável por mais de
80% do volume movimentado nas exportações de 2017. Uma das categorias que
mais se destaca na produção, cultivo, e extração brasileira para o comércio exterior
são os produtos e serviços gerados pelo agronegócio. Este trabalho propõe um
modelo matemático de programação linear habilitado a encontrar uma demanda
potencial para o Porto do Itaqui, localizado no Estado do Maranhão, na
movimentação de três produtos do agronegócio com base nos dados de oferta e
demanda do ano de 2017. Para encontrar a solução ótima foram coletados dados
como: as distâncias entre os pontos de origem e portos, e a distância entre portos e
países de destino medidos em quilômetros; a oferta e demanda dos produtos
selecionados especificados em mil quilogramas líquidos. Para o estudo foram
obtidos dados governamentais divulgados pelo MDIC, análise documental de
estudos realizados com dados portuários pelo IPEA e pesquisas bibliográficas de
diversas autorias. Após a coleta dos dados foi possível validar a modelagem
matemática de transportes montada para o problema de fluxo multiprodutos por
meio do software Lingo de versão 17.0. Foi observado por meio dos resultados que
muitos portos ficaram responsáveis por mais de um produto, sendo importante uma
análise posterior sobre as suas capacidades de escoamento e infraestrutura. Além
disso, foi possível pontuar que nove portos não obtiveram resultado para nenhum
dos produtos nesse modelo, o que pode sugerir futuras aplicações do modelo para
outras categorias de produtos e para análise do potencial de demanda desses
portos específicos. Em relação ao potencial de demanda do Porto do Itaqui foi
possível analisar a viabilidade de um produto que não fora transacionado pelo porto
no ano de 2017 e que, segundo resultados ótimos obtidos pelo modelo, seria
interessante a transação para o Porto, responsável por 1% do total movimentado
pelos países analisados. Porém, a partir do modelo definido, um dos produtos
obteve valores de volume movimentado inferior ao real exportado em 2017. O Porto
do Itaqui em 2017 foi responsável pela transação de 8% das exportações de
sementes para os países de estudo e pelo modelo foi possível avaliar o potencial de
demanda de 3% do total. O modelo é de fácil aplicabilidade para usuários finais, e
sua utilização pode ser aproveitada para diferentes produtos, podendo trazer uma
otimização dos recursos na movimentação e aumentando a produtividade com
incremento na eficiência. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.