Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusSurianoDosSantos_tcc.pdf489,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Processo logístico de oficinas mecânicas : abordagem na sustentabilidade
Autor(es): Santos, Matheus Suriano dos
Orientador(es): Lesses, Olinda Maria Gomes
Assunto: Resíduos sólidos
Data de apresentação: 29-Jun-2018
Data de publicação: 23-Out-2018
Referência: SANTOS, Matheus Suriano dos. Processo logístico de oficinas mecânicas: abordagem na sustentabilidade. 2018. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Oficinas mecânicas são geradoras de resíduos considerados perigosos, e quando esses são descartados incorretamente, causam graves danos ao meio ambiente. Paralelamente a isso, nos últimos anos, os consumidores estão optando por empresas que possuam práticas sustentáveis. Diante disso, o presente trabalho buscou pesquisar se as oficinas mecânicas de pequeno porte, localizadas no Setor de Oficinas Sul – SOF Sul, em Brasília, se preocupam com o meio ambiente através da utilização da logística como um instrumento voltado para a sustentabilidade. Para alcançar esse objetivo, buscou-se identificar se essas empresas possuem um processo logístico; se há práticas sustentáveis; averiguar como e com qual frequência ocorre a fiscalização ambiental, se há conhecimento sobre a legislação e verificar se as oficinas mecânicas têm conhecimento dos danos que o descarte incorreto pode causar ao meio ambiente. A metodologia baseou-se em um estudo de caso com duas oficinas localizadas no SOF Sul, nesse estudo foi realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas aplicadas com os donos das oficinas mecânicas localizadas na região de interesse. Além disso, realizou-se pesquisa bibliográfica para que o embasamento teórico do trabalho fosse construído. Os resultados obtidos revelam a ineficiência da fiscalização e o desinteresse por parte das oficinas em adotar práticas sustentáveis no descarte de resíduos e, portanto, nota-se que é necessário que haja uma fiscalização eficaz e rotineira que promova um maior cumprimento das leis existentes sobre a temática.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.