Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20868
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MatheusBrumPereira_tcc.pdf812,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar no trabalho e intenção de sair : um estudo em um supermercado de pequeno porte
Autor(es): Pereira, Matheus Brum
Orientador(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Bem-estar no trabalho
Comportamento organizacional
Satisfação no trabalho
Rotatividade de pessoal
Data de apresentação: Jan-2018
Data de publicação: 23-Out-2018
Referência: PEREIRA, Matheus Brum. Bem-estar no trabalho e intenção de sair: um estudo em um supermercado de pequeno porte. 2018. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta pesquisa buscou verificar, empiricamente, a possível relação entre os construtos Bem-Estar no Trabalho e Intenção de sair do Trabalho dos funcionários do Supermercado Canteiros, um supermercado de pequeno porte no Distrito Federal. Ao longo dos anos, estudos no campo de Bem-Estar e Intenção de Sair vêm sendo pesquisados cada vez mais, pois a relevância do trabalho na vida dos indivíduos passou a ter consequências não só para o trabalhador, mas para a organização onde ele trabalha, e entender os motivos pelo qual o indivíduo deixa a empresa se tornam grandes obstáculos na gestão administrativa das organizações. A pesquisa constituiu na aplicação de um questionário dividido em duas partes, a primeira referente ao bem-estar no trabalho e a segunda à Intenção de rotatividade. Participaram deste estudo um total de 48 funcionários da organização. Após a coleta dos resultados, foram verificados os níveis de bem-estar e de intenção de rotatividade, e foi verificada a correlação existente entre as variáveis na empresa em estudo. Os resultados das correlações mostraram forte correlação positiva entre afetos positivos e realização; correlação positiva moderada entre afetos negativos e intenção de sair; correlação negativa moderada entre afetos positivos e intenção de sair; e correlação negativa moderada entre realização e intenção de sair. Os resultados encontrados permitem que os gestores possam identificar como os fatores do bem-estar estão relacionados com a intenção de sair, e assim, traçar novas práticas e políticas de gestão na busca de potencializar os resultados e diminuir o índice de rotatividade na empresa. Os resultados não podem ser generalizados, desta forma, é recomendado que sejam feitos estudos visando o melhor entendimento e abrangência das duas variáveis, para entender sua relação no contexto organizacional e sobre a sua influência de cada uma na vida de um indivíduo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.