Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_SergioMauroAreasCarnevaleJunior_tcc.pdf857,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As marcas e os sentimentos sobre a violência nas ruas : uma análise de discurso com a População em Situação de Rua (PSR) do Distrito Federal (DF) no período de 2017 a 2018
Autor(es): Carnevale Júnior, Sérgio Mauro Arêas
Orientador(es): Jabur, Pedro de Andrade Calil
Assunto: Vulnerabilidade social
Pessoas desabrigadas
Violência
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 19-Out-2018
Referência: CARNEVALE JÚNIOR, As marcas e os sentimentos sobre a violência nas ruas: uma análise de discurso com a População em Situação de Rua (PSR) do Distrito Federal (DF) no período de 2017 a 2018. 2018. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Saúde Coletiva)—Universidade de Brasília, Ceilândia - DF, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar as histórias e trajetórias de vida da população em situação de rua do Distrito Federal (DF), com foco nos episódios de violência perpassados durante a trajetória na rua e relacionar com o que a literatura tem a dizer sobre violência no geral. A intenção é que o estudo contribua na construção de ideias e estratégias de políticas públicas voltadas para a população em situação de rua (PSR), trazendo a reflexão do que a violência proporciona para estas pessoas e como proporciona. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a PSR de alguns locais do DF, utilizando-se como método a análise de discurso para posteriormente discutir-se sobre os resultados alcançados. Desta forma, dividiram-se os resultados em segmentos, a fim de exemplificar os tipos de violência observados, se apoiando na literatura sobre violência apresentada no referencial teórico. Percebe-se então que a PSR, que é uma população vulnerável, acaba por desenvolver sentimentos de insegurança e medo por conta das marcas deixadas pela violência. Por fim, entende-se que podem se desenvolver estratégias por meio de políticas públicas que visem à diminuição da violência nas ruas e que o profissional sanitarista tem um papel de relevância nesta questão.
Abstract: The objective of this study is to analyze the histories and life trajectories of the street population of the Federal District (DF), focusing on episodes of violence during the trajectory in the street and relating to what literature has to say about violence in general. The intention is that the study contributes to the construction of ideas and strategies of public policies aimed at the street population (PSR), bringing the reflection of what violence provides for these people and how it provides. For this, a qualitative research was carried out with the PSR of the Federal District, using as discourse analysis method to later discuss the results achieved. In this way, the results were divided into segments, in order to exemplify the types of violence observed, based on the literature on violence presented in the theoretical framework. It is perceived that the PSR, which is a vulnerable population, develops feelings of insecurity and fear because of the marks left by the violence. Finally, it is understood that strategies can be developed through public policies aimed at reducing street violence and that the health professional plays a relevant role in this issue.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Saúde Coletiva, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20854
Aparece na Coleção:Saúde Coletiva - Campus UnB Ceilândia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons