Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20817
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_AdrianaCorreiaDaSilva_tcc.pdf2,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise numérica do escoamento em torno de um cilindro
Autor(es): Silva, Adriana Correia da
Orientador(es): Pedroso, Lineu José
Assunto: Dinâmica dos fluidos
Data de apresentação: 10-Jul-2018
Data de publicação: 16-Out-2018
Referência: SILVA, Adriana Correia da. Análise numérica do escoamento em torno de um cilindro. 2018. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esse trabalho aborda o escoamento laminar em torno de um cilindro. Para a análise da distribuição de esforços gerados no corpo submerso, os coeficientes de arrasto e pressão foram caracterizados. O problema foi modelado no software ANSYS CFX, programa que utiliza a técnica dos volumes finitos capaz de resolver problemas de dinâmica dos fluidos computacional (CFD) onde as soluções puderam ser analisadas de forma qualitativa e quantitativa, graças a sua interface gráfica amigável ao usuário. O programa possibilita a realização de análises paramétricas, como o estudo da influência dos resíduos numéricos e a influência que a proximidade das fronteiras do domínio tem sobre os resultados. Estabelecidos os parâmetros que gerassem o menor esforço computacional, uma análise comparativa com o escoamento potencial foi realizada. Os resultados obtidos apresentaram valores satisfatórios, estando dentro do intervalo da literatura para as condições de escoamento estabelecidas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons