Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20812
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_DanielDinelliDuquePinto_tcc.pdf4,9 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da durabilidade de estruturas de concreto com auxílio de software
Autor(es): Pinto, Daniel Dinelli Duque
Orientador(es): Evangelista Júnior, Francisco
Assunto: Concreto armado
Pontes de concreto
Viadutos
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 10-Out-2018
Referência: PINTO, Daniel Dinelli Duque. Estudo da durabilidade de estruturas de concreto com auxílio de software. 2018. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar estruturas de concreto armado de pontes e viadutos em Brasília quanto a suas propriedades de durabilidade e tempo de vida útil. Para tal análise, será utilizado o Excel como ferramenta para fazer análise de confiabilidade e simular todas as funções de aleatórias utilizadas neste trabalho. O trabalho foi baseado em pesquisas, livros, normas e artigos nacionais e internacionais referentes a dimensionamento e análise de comportamento de estruturas de concreto. Nele são explicados e exemplificados os conceitos fundamentais que envolvem a durabilidade de estruturas de concreto, bem como metodologias probabilísticas utilizadas para aplicação do estudo à realidade de Brasília, bem como os métodos matemáticos adotados na pesquisa para a análise dos fenômenos físicos e químicos inerentes ao processo de deterioração de estruturas. O estudo em questão e suas possibilidades futuras permitirão obter a confiabilidade de estruturas no cálculo do seu tempo de vida útil, com a possibilidade de se obter medidas para evitar acidentes e ruína de pontes e viadutos. Tendo em vista que nos dias atuais o processo de cálculo da vida útil na construção civil é um tanto imprecisa, se comparada ao resultado esperado deste trabalho ao final de todas as pesquisas possíveis a serem realizadas. Além disso, normas brasileiras não obrigam o projetista a aplicar o conceito de confiabilidade de cálculos em estruturas de concreto. Portanto, esse estudo serve, também para ser mostrada a importância deste cálculo na análise de estruturas de concreto armado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons