Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20810
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_JulliannyIsabelleDaSilvaPereira_tcc.pdf3,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da qualidade do transporte público coletivo por ônibus na percepção dos usuários da Universidade de Brasília
Autor(es): Pereira, Jullianny Isabelle da Silva
Orientador(es): Gonzales Taco, Pastor Willy
Coorientador(es): Sousa, Adriana Modesto de
Assunto: Transporte público
Ônibus - linhas
Data de apresentação: 10-Jul-2018
Data de publicação: 10-Out-2018
Referência: PEREIRA, Jullianny Isabelle da Silva. Avaliação da qualidade do transporte público coletivo por ônibus na percepção dos usuários da Universidade de Brasília. 2018. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A Universidade de Brasília é uma das principais universidades brasileiras, sendo que esta possui 4 campi, sendo o principal o campus Darcy Ribeiro, este atrai diariamente centenas de viagens, as quais são feitas em sua grande maioria utilizando o sistema de transporte coletivo por ônibus Distrito Federal (STCO) (DCE, CEFTRU, 2017). Dada a grande importância deste sistema para a universidade, o estudo da percepção da qualidade na ótica dos usuários se faz necessário. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade do STCO relacionado aos ônibus no campus Darcy Ribeiro, para isto foi desenvolvido um método com 6 etapas, são elas : caracterização do campo de estudo, elaboração da pesquisa, definição da população de estudo, aplicação do questionário, montagem do banco de dados e análise dos resultados. No processo de análises os 19 parâmetros questionados na pesquisa deram origem a 13 indicadores, dos quais geraram por fim o índice de qualidade do campus Darcy Ribeiro. Também se avaliou os usuários por grupos específicos, sendo eles por modos, por usuários que utilizam ou não da linha 110 e por regiões administrativas. Por fim, foi encontrado um índice de qualidade igual a 2,87, em uma escala onde o valor máximo e 5. Percebeu-se que os usuários que utilizam ônibus combinado com metrô são os mais satisfeitos e os mais insatisfeitos são os que utilizam 3 ônibus, além do fato dos usuários que vem da bacia 2 são os com a pior percepção de qualidade. Além disto o indicador lotação é o que apresenta pior desempenho para os entrevistados. Com isto, percebe-se uma necessidade de políticas públicas para a melhorias dos indicadores de qualidade este trabalho contribuiu para o diagnóstico das reais necessidades dos usuários.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons