Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2081
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_DeniseDuarteGuirra.pdf644,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O processo de geração e difusão de inovações em uma consultoria ambiental
Autor(es): Guirra, Denise Duarte
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Inovações ambientais
Difusão de inovações
Desenvolvimento organizacional
Serviços de consultoria
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 16-Out-2011
Referência: GUIRRA, Denise Duarte. O processo de geração e difusão de inovações em uma consultoria ambiental. 2011. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Com o desenvolvimento de um processo de inovação conjunto – consultoria/empresa - existe a tendência de ocorrer um estreitamento de relações entre as empresas, formando uma grande rede de inovação. O objetivo geral deste trabalho é investigar o papel desempenhado pela Geo Lógica - consultoria ambiental - na geração e difusão de uma inovação ambiental. Para cumprir os resultados do estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso, no qual foram coletados dados primários, que foram obtidos através de uma entrevista semi-estruturada com o sócio-diretor da organização, e dados secundários por meio da análise de dois projetos realizados pela empresa. Como resultado do estudo, constatou-se que o processo de inovação na consultoria ambiental é muito específico e varia de acordo com as especificidades de cada projeto. Observou-se também que os clientes da consultoria não se envolvem com os projetos ambientais desenvolvidos, sendo essa participação fundamental para a transferência do conhecimento e até mesmo para o desenvolvimento de uma inovação. O bom relacionamento da empresa com a comunidade não só traz benefícios para a comunidade, bem como diminui a vulnerabilidade da consultoria, aumentando, assim, a segurança do empreendimento, beneficiando também os clientes da consultoria. Outra constatação importante foi a falta de gestores ambientais na organização, estes são fundamentais para a utilização dos instrumentos adequados de planejamento e gestão, facilitando, assim, o processo de inovação e a diminuição dos riscos ambientais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons