Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20806
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_GustavoMoroBassilDower_tcc.pdf7,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da influência de fatores socioeconômicos e espaciais no consumo de água em regiões selecionadas do Distrito Federal
Autor(es): Dower, Gustavo Moro Bassil
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Coorientador(es): Brito, Antônio José De
Assunto: Abastecimento de água
Água - consumo
Data de apresentação: 6-Jul-2018
Data de publicação: 10-Out-2018
Referência: DOWER, Gustavo Moro Bassil. Avaliação da influência de fatores socioeconômicos e espaciais no consumo de água em regiões selecionadas do Distrito Federal. 2018. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente trabalho avaliou o comportamento do consumo de água em relação a parâmetros censitários diversos de modo a identificar quais representam melhor o consumo e sua influencia em regiões selecionadas. O trabalho utilizou dados censitários de órgãos governamentais do Distrito Federal georreferenciados e processou-os de modo a serem discretizados para as regiões estudadas. Tais regiões foram confeccionadas com base nos reservatórios selecionados por meio de filtros dentre os que possuíam macromedição de vazão de saída. Os dados desses reservatórios foram cedidos pela concessionária do Distrito Federal e passaram por pequenos processos de tratamento de erros. Com os dados censitários, da rede e a delimitação das regiões o estudo elencou parâmetros censitários e de rede para serem avaliados entre si de modo a realizar as comparações e traçar possíveis conclusões quanto a correlações por meio de uma avaliação quantitativa testando a hipótese utilizando o coeficiente de correlação de Spearman normalizado. Foram estudados os fatores censitários Densidade, Renda Média per Capita (RMPC) e Área Média de Piscinas (AMP). Os parâmetros da rede estudados foram os coeficientes de variação de vazão (𝑘1 e 𝑘2), o consumo per capita efetivo (𝑞𝑒), a razão entre picos (𝑅𝐸𝑃) e a razão de variação intrassemanal (𝑅𝑉𝐼). Estudou-se adicionalmente a relação entre a vazão máxima diária e as temperaturas máxima e mínima. O estudo mostrou aceitação estatística das correlações ao nível de 95% para a relação entre o consumo per capita efetivo e a densidade e entre o consumo per capita efetivo e a área média de piscinas (𝐴𝑀𝑃). O estudo mostrou também haver uma pequena correlação entre a temperatura máxima diária e a vazão máxima diária. No contexto do tratamento dos dados e formação de uma base para comparação, o estudo desenvolveu metodologias replicáveis em demais estudos semelhantes de modo a conferir maior precisão aos resultados aqui encontrados.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons