Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Assis, André Pacheco de | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Frederico Veiga Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Frederico Veiga Ribeiro. Comparação entre métodos de projeto de túneis em maciços fraturados. 2018. 94 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | A exploração do espaço subterrâneo está se tornando uma solução cada vez mais viável para uma ampla gama de problemas, como: superar obstáculos topográficos, renovação de centros urbanos e mineração. O trabalho aqui apresentado irá relatar sobre métodos, empíricos (classificações geomecânicas) e racionais (modelagem computacional), de projeto túneis em rocha considerados da boa prática da engenharia. Também será feita uma revisão dos métodos numéricos usados na simulação do comportamento do maciço, serão vistos os métodos usados atualmente e abordagens que prometem ser o futuro da mecânica das rochas. Com os conhecimentos obtidos será dimensionada uma seção de um túnel no entorno de Florianópolis (SC). Dando enfoque especial para a influência de parâmetros de difícil determinação (tensões in situ e persistências das descontinuidades) no comportamento do maciço, de forma a projetar um sistema de suporte que preze pela economia assim como pela segurança, levando em conta as incertezas inerentes na prática de Mecânica das Rochas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mecânica das rochas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Túneis - projetos e construção | pt_BR |
dc.title | Comparação entre métodos de projeto de túneis em maciços fraturados | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparison between tunnel design methods in fractured rock masses | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-10T12:01:55Z | - |
dc.date.available | 2018-10-10T12:01:55Z | - |
dc.date.submitted | 2018-06-29 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20805 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Exploring underground space is becoming an increasingly viable solution to a wide range of problems, such as: overcoming topographical obstacles, urban renewal and mining. The work presented here will report on methods, empirical (geomechanical classifications) and rational (computational modeling), of designing rock tunnels considered of good engineering practice. The numerical methods used in the simulation of the behavior of the rock mass, will be reviewed, the methods currently used and approaches that promise to be the future of rock mechanics will be seen. With the obtained knowledge will be dimensioned a section of a tunnel in the surroundings of Florianópolis (SC). Giving a special focus on the influence of parameters of difficult determination (in situ tensions and persistence of discontinuities) on the mass behavior, in order to design a support system that values economics as well as security, taking into account the inherent uncertainties in practice of Mechanics of Rocks. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|