Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gonzales Taco, Pastor Willy | - |
dc.contributor.author | Silva, Yann Reili Malaquias da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Yann Reili Malaquias da. Aceitabilidade de uso de veículos autônomos de passeio utilizando modelo comportamental adaptado à realidade brasileira. 2018. 128 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O desenvolvimento deste trabalho corresponde ao Projeto Final do curso de Engenharia Civil e tem como objetivo identificar os fatores determinantes da aceitabilidade de uso de veículos autônomos particulares não coletivos. A produção tecnológica permite um rápido avanço no desenvolvimento dos veículos totalmente autônomos, de forma que esta realidade se encontra cada vez mais próxima. Este produto tem potencial de transformar muitos aspectos do transporte atual, em razão disto, é importante compreender como os possíveis usuários estão posicionados, e qual os pontos mais importantes para a relação com estes veículos.
Desta maneira, no presente trabalho, se realizou primeiramente uma revisão bibliográfica com dois focos principais, a contextualização dos veículos autônomos, tratando sobre termos técnicos, classificações, pesquisas desenvolvidas relacionadas com este tema, e em seguida trata-se das teorias reconhecidas na área da psicologia comportamental e seus respectivos modelos formados para a análise do comportamento do consumidor. Com base nessa revisão, foi escolhido o modelo de Bay (2016), aplicado ao caso da Noruega, para ser utilizado na elaboração do instrumento de coleta e do modelo a ser adequado e aplicado à realidade brasileira.
Na segunda parte de projeto, elaborou-se o método da pesquisa, um questionário com indicadores que avaliassem todas as variáveis presentes no modelo da pesquisa. Este instrumento foi aplicado com 297 pessoas, com características variadas de idade, sexo, renda, escolaridade e local de residência. Para a análise dos dados coletados, primeiramente foi feita um processo básico e empírico por meio de gráficos, em seguida, com auxílio do SmartPLS, foram obtidos valores referenciais estatisticamente a partir de uma regressão PLS-SEM, permitindo testes de qualidade e quantificar a força das relações estabelecidas pelo modelo.
Por meio deste estudo, encontraram-se diferenças significativas nos níveis de respostas de acordo com o conhecimento prévio do tema. Nos resultados gerados pelo modelo, observou-se que os fatores de maior influência na intenção de uso são, em ordem de significância, Compatibilidade, Utilidade Percebida, Normais Pessoais, Percepção de Comportamento e Percepção de Risco. Tanto a análise empírica, quanto a estatística, indicam uma influência direta de quanto mais informado estão os usuários, maiores são seus níveis de aceitabilidade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do comportamento | pt_BR |
dc.title | Aceitabilidade de uso de veículos autônomos de passeio utilizando modelo comportamental adaptado à realidade brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-10T11:24:20Z | - |
dc.date.available | 2018-10-10T11:24:20Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20803 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Feitosa, Zuleide Oliveira | - |
dc.description.abstract1 | The development of this work corresponds to the Final Project of the Civil Engineering course and aims to identify the determinants of the acceptability of the use of non-collective private autonomous vehicles. The technological production allows a rapid advance in the development of fully autonomous vehicles, which places this reality closer. This product has the potential to revolutionize many aspects of the current transport, because of this, it is important understand how the possible users are positioned, and what are the most important points for the relationship with these vehicles.
In this way, in the present work, a bibliographical review is carried out with two main focuses, the contextualization of the autonomous vehicles, dealing with technical terms, classifications, developed researches related to this theme, and next is the recognized theories in the area of behavioral psychology and their respective models formed for the analysis of consumer behavior. Based on this review, the Bay’s model (2016), applied to the case of Norway, was chosen to be used in the elaboration of the collection instruments and the model to be adequate and applied to the Brazilian reality.
In the second part of the project, the research method was elaborated, a questionnaire with indicators that evaluated all the variables present in the research model. This instrument was applied with 297 people, with varied characteristics of age, sex, income, schooling and place of residence. For the analysis of the obtained data, a basic and empirical process was first made by means of graphs, then with the help of the SmartPLS, values were obtained from a PLS-SEM regression, allowing quality tests and quantifying the strength of the relations established by the model.
Through this study, meet with top results according to previous knowledge of the topic. Results generated by the model, it was observed that the factors with the greatest impact on the intention to use are, in order of significance, Compatibility, Perceived Utility, Personal Norms, Perception of Behavior and Perception of Risk. Both an empirical and a statistical analysis indicate one of the most direct ways of being more conscious, the greater their acceptability. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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