Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20799
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_FlaviaTostesMessiasPereira_tcc.pdf3,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da influência da adição de fibras kraft em argamassas
Autor(es): Pereira, Flávia Tostes Messias
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Resíduos de papel - reaproveitamento
Construção civil
Materiais de construção
Data de apresentação: 5-Jul-2018
Data de publicação: 9-Out-2018
Referência: PEREIRA, Flávia Tostes Messias. Avaliação da influência da adição de fibras kraft em argamassas. 2018. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A construção civil é um setor com grande potencial de geração de impactos negativos na questão ambiental, dentre os quais se destacam a geração de resíduos e o esgotamento dos recursos naturais. Para diminuir estes impactos negativos gerados, desenvolvem-se pesquisas de produção de novos materiais que utilizam como matérias primas o que seria descartado como resíduo na construção civil, voltados a promover a reutilização de resíduos no próprio ciclo em que foram gerados, substituindo materia prima natural. Inserida nesse contexto, esta pesquisa desenvolveu a análise sobre a adição das fibras de papel kraft em argamassas, vindas da reciclagem de sacos de cimento, material de grande consumo em obras e reformas. O papel reciclado substituiu parte de agregados naturais na produção. Foram produzidas argamassas com fibras kraft com substituição em volume de agregados nos teores 0,1%; 0,25%; 0,5% e 1,0%, e um traço sem adição de fibras. Foi analisada a influência da adição das fibras kraft no estado fresco, através do consumo de aditivo superplastificante necessário para atingir a trabalhabilidade fixada no ensaio de mesa de consistência. No estado endurecido, as argamassas produzidas foram avaliadas segundo a resistência à tração na flexão, resistência a compressão e absorção de água por capilaridade e por imersão. Constatou-se que a adição de fibras diminuiu a fluidez da argamassa proporcionalmente à sua adição. No estado endurecido, o ensaio de flexão na tração, demonstrou que a adição das fibras acarreta em um incremento de resistência em relação à argamassa sem fibras, principalmente para teores menores de adição. Para a compressão, a argamassa perdeu resistência conforme o teor aumentado de fibras, principalmente na idade de 28 dias, nas quais o desempenho foi menor do que a argamassa de referência. Para a absorção de água por capilaridade e imersão, as argamassas com fibras celulósicas apresentaram maior absorção de água e um maior índice de vazios, em relação à argamassa de referência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons