Título: | Clusters para a consolidação comercial de uma infraestrutura ferroviária |
Autor(es): | Freitas, Maíra Vitoriano Rodrigues de |
Orientador(es): | Aragão, Joaquim José Guilherme de |
Assunto: | Transporte ferroviário Ferrovias |
Data de apresentação: | 2-Jul-2018 |
Data de publicação: | 8-Out-2018 |
Referência: | FREITAS, Maíra Vitoriano Rodrigues de. Clusters para a consolidação comercial de uma infraestrutura ferroviária. 2018. 132 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | A oferta eficiente de infraestruturas potencializa a produtividade e a competitividade da economia, e como consequência promove o bem-estar social. No entanto, esta não é a realidade do Brasil, no qual suas infraestruturas não apresentem resultados satisfatórios que permitam uma boa operação e garanta a manutenção ideal a fim de conquistar resultados econômicos competitivos, segurança na prestação do serviço, além de modernização e expansão da rede. Apesar do transporte ferroviário representar um modo econômico e competitivo para o transporte de cargas e que, seu desenvolvimento é um imperativo para a redução do custo logístico nacional, essa tipologia de transporte é uma das que mais enfrenta limitações que impedem sua posição de destaque no mercado nacional e internacional. Buscar instrumentos eficazes e inovadores que promovam maior retorno econômico e ambiental, além de competitividade às infraestruturas de transporte e às áreas de influência que fazem parte destas, pode ser a resposta para garantir o equilíbrio fiscal dos investimentos realizados para construí-las. A proposta desenvolvida neste estudo tem por aplicação os conceitos da Engenharia Territorial e a subsequente concepção de Programas territoriais, em que aos projetos de infraestruturas são integrados projetos produtivos capazes de impulsionar o crescimento econômico e gerar demanda de transporte, arranjados por meio de um cluster logístico-industriais que será capazes de garantir a sustentabilidade fiscal dos investimentos realizados na infraestrutura, objeto de interesse do Programa territorial. Diante disso, esta pesquisa busca propor um modelo de consolidação comercial e fiscal (CCF) da Ferrovia Norte Sul Tramo Norte (FNSTN), por meio da metodologia proposta pelo programas territorial, para que seja garantida a sustentabilidade fiscal desse trecho, a fim de justificar os investimentos realizados para a viabilização desta. |
Abstract: | The efficient supply of infrastructure boosts to productivity and competitiveness of the economy, at the same time that it promote social welfare. However, this is not the reality of Brazil, which infrastructures don’t present satisfactory results that allow a good operation and guarantee the ideal maintenance in order to achieve competitive economic results, security in the provision of service, besides modernization and expansion of the rail . Although rail transporting represents is an economic and competitive environment for the rail freight transport, and its development is an imperative for a reduction in the cost of national logistics, this type of transportation is one of the most constrained to prevent its position. national and international market. Look for innovative instruments and applications that promote greater economic returns and competitiveness to infrastructures and as areas of influence, can be the response to guarantee the fiscal balance of the investments made to build them. The proposal
The proposal developed in this study has as its application the concepts of Territorial Engineering and the subsequent design of territorial program, in which infrastructure projects are integrated productive projects capable of boosting economic growth and generate transportation demand, arranged through a logistics cluster which will be able to guarantee the fiscal sustainability of the investments made in the infrastructure, an object of interest of the Territorial Program. Therefore, this research seeks to propose a commercial and fiscal consolidation model (CFC) of the North South Railway – North Stretch , through the methodology proposed by the territorial programs, in order to guarantee the fiscal sustainability of this stretch, in order to justify investments made it. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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