Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lisboa, Fábio Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Cordeiro, Karine Ximenes | - |
dc.identifier.citation | CORDEIRO, Karine Ximenes. Análise da viabilidade de sistema de gaseificação a bagaço de cana para produção de energia elétrica em estabelecimento comercial. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Energia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Energia, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as recorrentes crises hídricas no Brasil, o alto percentual da participação
das usinas hidrelétricas na oferta de energia elétrica brasileira e o crescente aumento
da demanda energética no país, faz-se necessária uma diminuição na dependência que o
país tem na energia hídrica. Como solução, pode-se investir no incentivo ao aumento do
uso de fontes alternativas de energia renovável, como a biomassa, e o incentivo à geração
distribuída. O bagaço de cana de açúcar é uma biomassa amplamente utilizada como fonte
energética no território brasileiro e estabelecimentos comerciais, como comércios de caldo
de cana, podem obter economia financeira com o aproveitamento energético desse resíduo
advindo do seu processo produtivo. A fim de analisar a possibilidade desta economia, este
trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade de um sistema de gaseificação, onde
um motor de combustão interna é alimentado por um gás proveniente da gaseificação do
bagaço de cana. O estudo experimental analisou a redução no consumo de combustível do
motor e, de forma teórica, a geração de energia elétrica. O motor apresentou uma redução
de 14,4% no consumo de gasolina com a inserção do gás de síntese e, considerando a
potência térmica do syngas sem perdas, é capaz de gerar 4,8kW de potência operando a
duplo combustível, o que torna sua aplicação tecnicamente viável. O sistema, porém, não
é economicamente viável para geração distribuída de energia elétrica devido ao alto preço
da gasolina. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia - fontes alternativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia da biomassa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia elétrica - geração | pt_BR |
dc.title | Análise da viabilidade de sistema de gaseificação a bagaço de cana para produção de energia elétrica em estabelecimento comercial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-05T12:49:59Z | - |
dc.date.available | 2018-10-05T12:49:59Z | - |
dc.date.submitted | 2018-07-04 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20773 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the current hydric crisis in Brazil, the high percentage of hydroelectric power plants
participation in the Brazilian electrical energy supply and the increasing increase on the
country’s energetic demand, a decrease on the dependency of hydric energy becomes necessary.
As a solution, there can be incentives on the usage increase of renewable energy
alternative sources, like biomass, and incentives to decentralized generation. The sugarcane
bagasse is a biomass widely used as an energetic source in Brazilian territory and
commercial establishments that sells sugarcane juice can save financially with the energetic
exploitation of this residue that comes from its own production process. In order
to analyze the possibility of this savings, this work’s goal is to analyze the feasibility of
a gasification system, where an internal combustion engine is powered with the gas generated
from the sugarcane bagasse’s gasification. The experimental study analyzed the
reduction on the engine’s fuel consumption and, in a theoretical way, the electric energy
generation. The engine showed a fuel consumption reduction of 14,4% by inserting the
synthesis gas and, considering the syngas thermal power with no losses, it is capable of
generating 4,8kW operating at dual-fuel mode, which makes its application technically
viable. On the other hand, the system is not ecnomically viable to a decentralized energy
generation due to the gasoline’s high price. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Energia
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