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https://bdm.unb.br/handle/10483/20765
Título: | Simulação e análise de sistema de amortecimento encapsulado |
Autor(es): | Oliveira, Thayza Denize Feitoza de |
Orientador(es): | Oliveira, Danilo dos Santos |
Coorientador(es): | Oliveira, José Henrique de |
Assunto: | Amortecimento (Mecânica) |
Data de apresentação: | 5-Jul-2018 |
Data de publicação: | 4-Out-2018 |
Referência: | OLIVEIRA, Thayza Denize Feitoza de. Simulação e análise de sistema de amortecimento encapsulado. 2018. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Os elastômeros são borrachas, sintéticas ou naturais, que podem ser usados de diversas formas,
como na biomedicina no amortecimento dos danos causados pelo uso de muletas por determinado
tempo. Esse uso é considerado porque os elastômeros sofrem deformação minima e
retorna ao comprimento original rapidamente depois de retirado o esforço colocado. O objetivo
geral deste trabalho é realizar a simulação computacional no software ANSYS para analisar
o sistema de amortecimento da muleta canadense de acordo com os resultados obtidos na
tese de mestrado de José Henrique de Oliveira. Para iniciar a simulação foi realizado testes de
compressão nas borrachas, assim conseguiria obter o modulo de elasticidade das borrachas e
alimentar a simulação com esses dados. Foi realizado teste dinâmico de compressão nas borrachas
BS PLATINA SEMICRISTALINA A/B e DOW , com a força 1200 N e velocidade de
100N/s, assim foi possível determinar o módulo de elasticidade dos elastômeros. A simulação
foi alimentada com a densidade, características elásticas e coeficiente de Poisson. Os resultados
apresentados caracterizam a dureza, o modulo de elasticidade e a deformação das borracha
do sistema encapsulado da tese de mestrado de José Henrique com diferente cargas (de 750,
1250 e 5000 Newton). Com os resultados da simulação foi concluído que é necessário mais
informações das características mecânicas das borrachas sintéticas para que assim possa realizar
uma nova simulação e validar a sistema de amortecimento para muletas canadenses. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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