Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/20764
Título: | Sistema luminoso automotivo indicativo de intensidade de frenagem : projeto, desenvolvimento e avaliação experimental |
Autor(es): | Araújo, Mariana Pereira de Cruz, Victor Santos da |
Orientador(es): | Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury |
Coorientador(es): | Oliveira, Danilo dos Santos |
Assunto: | Automóveis - projetos e construção Freios automotivos |
Data de apresentação: | 15-Mar-2018 |
Data de publicação: | 4-Out-2018 |
Referência: | ARAÚJO, Mariana Pereira de; CRUZ, Victor Santos da. Sistema luminoso automotivo indicativo de intensidade de frenagem: projeto, desenvolvimento e avaliação experimental. 2018. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | O sistema de freio automotivo tem vital importância no desempenho seguro dos veículos. Para
sinalizar seu acionamento, ele possui um sistema luminoso que indica, para quem está atrás,
que o veículo está freando ou está parado. No entanto, apesar da evolução tecnológica dos sistemas
envolvidos, o índice de acidentes do tipo colisão traseira é o maior em todo o Brasil.
Dentre os prováveis fatores responsáveis pelo alto índice, pode-se atribuí-lo também à falta de
informações sobre as ações do motorista à frente. Este trabalho propõe um sistema luminoso automotivo
indicativo de intensidade de frenagem inédito que se diferencia por informar as ações
de frenagem de forma gradativa, mediante dispositivos luminosos acionados sequencialmente.
Seu principal objetivo é informar as ações de frenagem através de um painel luminoso. Luzes
indicativas acusarão se o carro está reduzindo muito ou pouco sua velocidade, pois acenderão
proporcionalmente ao que está ocorrendo. Desta forma, uma bancada experimental multidisciplinar
foi desenvolvida para simular tais ações de frenagem. Utilizando um sensor acoplado a
um pedal de freio e associando seus dados angulares a velocidades simuladas do veículo foi
possível alterar o estado dos indicativos luminosos de forma gradativa à medida que o pedal é
solicitado. O desempenho do módulo acelerômetro e giroscópio utilizado foi eficaz, pois forneceu
dados com boa acurácia e estabilidade. Assim, o trabalho alcançou seu propósito fornecendo
através de um painel luminoso informações mais detalhadas sobre a desaceleração de um
veículo. Concluiu-se que esse sistema desenvolvido é bastante útil e pode contribuir na redução
do índice de acidentes automotivos do tipo colisão traseira. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2018. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons