Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ávila, Suzana Moreira | - |
dc.contributor.author | Pereira, Alex Vendramin | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Alex Vendramin. Otimização de suspensões veículares para conforto. 2017. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O aumento do conforto é uma das principais demandas da indústria automotiva da atualidade. Tornar o veículo mais confortável trata-se de um aspecto muito importante para a melhora de saúde e satisfação do condutor. Existem várias maneiras de aumentar o conforto, entre elas é a configuração da suspensão para a redução da transmissão do movimento da pista para o condutor. Uma forma de analisar este problema é utilizar de um modelo biodinâmico e um modelo discreto de veículo. Técnicas de otimização tratam de maximizar ou minimizar uma função objetivo, neste contexto, procura-se minimizar a transferência de oscilações do solo para maximizar o conforto do passageiro. Este trabalho associa um modelo de ¼ de veículo com diversos modelos biodinâmicos. Utiliza-se equações no domínio do tempo e no domínio da frequência para análise. Segue-se então um estudo paramétrico e otimização dos coeficientes da mola e do amortecedor para verificar sua influência na resposta do modelo biodinâmico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - projetos e construção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vibração | pt_BR |
dc.title | Otimização de suspensões veículares para conforto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-10-04T13:15:50Z | - |
dc.date.available | 2018-10-04T13:15:50Z | - |
dc.date.submitted | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/20763 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The increase of comfort is one of the main demands of the present automobile industry. Making the vehicle more comfortable is a very important aspect for improvements on health and satisfaction of the driver. There are many ways to increase comfort, and one of them is the suspension setup to reduce the transmission from the ground to the driver. A way to analyze this is to use a biodynamic model and a vehicle model. Optimization techniques are about maximization or minimization of an objective. In context, there is a minimization of the transfer of the oscillations from the ground to maximize the comfort of a passenger. This paper associates a quarter model vehicle with some biodynamic models. Equations on time and frequency domain are used for analysis. Then, it follows to a parametric study and optimization of the stiffness and damping coefficients of the suspension to verify the influence of response at the biodynamic model. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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