Resumo: | A partir da consolidação da ideia de desenvolvimento sustentável, as organizações
têm se valido de mecanismos de gestão ambiental e marketing verde para divulgar
informações sobre práticas e condutas ambientalmente corretas. Dentre eles,
encontram-se as certificações, os selos e os prêmios ambientais. Nota-se uma
tendência mercadológica no uso desses reconhecimentos, no entanto, diferentemente
das certificações e dos selos, a ideia de prêmios ambientais aparentemente não está
consolidada no meio acadêmico. Assim, neste trabalho buscou-se caracterizar os
prêmios ambientais e compará-los a certificações e selos, visando a propor possíveis
melhorias ao seu processo de concessão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa
qualitativa de cunho descritivo e exploratório com abordagem de ensaio teórico e
análise de conteúdo das informações levantadas a partir de pesquisa bibliográfica e
documental. Foram analisados 52 (cinquenta e dois) prêmios ambientais concedidos
a organizações brasileiras. Para viabilizar a caracterização e comparação dos
prêmios, foram coletadas informações contidas nos seus documentos e sites oficiais,
que foram analisadas sob seis parâmetros previamente definidos (tipo de entidade
emissora, longevidade e periodicidade, público elegível, categorias de concorrência,
critérios de avaliação e modalidades de premiação). Os resultados indicam que,
apesar de serem utilizados pelas organizações com o mesmo propósito dos
certificados e selos, os prêmios ambientais constituem mecanismos de
reconhecimento distintos e parecem ser mais facilmente adquiridos. Ainda, foram
identificados alguns pontos de fragilidade e, portanto, sugeridas medidas de
aperfeiçoamento para os prêmios. |