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Título: Prêmios ambientais : caracterização e análise crítica
Autor(es): Tazima, Marina Sayuri
Orientador(es): Conke, Leonardo Silveira
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Consciência ambiental
Marketing ecológico
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 2-Out-2018
Referência: TAZIMA, Marina Sayuri. Prêmios ambientais: caracterização e análise crítica. 2018. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A partir da consolidação da ideia de desenvolvimento sustentável, as organizações têm se valido de mecanismos de gestão ambiental e marketing verde para divulgar informações sobre práticas e condutas ambientalmente corretas. Dentre eles, encontram-se as certificações, os selos e os prêmios ambientais. Nota-se uma tendência mercadológica no uso desses reconhecimentos, no entanto, diferentemente das certificações e dos selos, a ideia de prêmios ambientais aparentemente não está consolidada no meio acadêmico. Assim, neste trabalho buscou-se caracterizar os prêmios ambientais e compará-los a certificações e selos, visando a propor possíveis melhorias ao seu processo de concessão. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo e exploratório com abordagem de ensaio teórico e análise de conteúdo das informações levantadas a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Foram analisados 52 (cinquenta e dois) prêmios ambientais concedidos a organizações brasileiras. Para viabilizar a caracterização e comparação dos prêmios, foram coletadas informações contidas nos seus documentos e sites oficiais, que foram analisadas sob seis parâmetros previamente definidos (tipo de entidade emissora, longevidade e periodicidade, público elegível, categorias de concorrência, critérios de avaliação e modalidades de premiação). Os resultados indicam que, apesar de serem utilizados pelas organizações com o mesmo propósito dos certificados e selos, os prêmios ambientais constituem mecanismos de reconhecimento distintos e parecem ser mais facilmente adquiridos. Ainda, foram identificados alguns pontos de fragilidade e, portanto, sugeridas medidas de aperfeiçoamento para os prêmios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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