Resumo: | A tendência alimentar se dirige à uma alimentação cada vez mais saudável e
equilibrada e, somado a isso, observa-se o crescimento do interesse dos
consumidores por alimentos orgânicos. Com isso, há um crescimento desse mercado
no mundo. No Brasil, o consumo desses alimentos ainda é pequeno, se comparado
com alguns países, mas o crescimento do mercado orgânico como tendência
alimentar vem sendo um dos assuntos mais debatidos na atualidade. Nesse contexto,
o objetivo geral da pesquisa foi analisar a influência dos preditores preocupação com
a saúde e com o meio ambiente, perfil do consumidor e confiança na certificação
orgânica sobre a disposição a pagar dos consumidores de alimentos orgânicos. Para
isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritiva, com corte transversal e natureza
quantitativa. Os dados da pesquisa foram coletados pela plataforma online Google
Forms. Foram obtidas 266 respostas válidas. O questionário utilizado foi composto por
30 itens. As análises dos dados foram realizadas por meio da Análise da Estatística
Descritiva, da Análise Fatorial Exploratória, da Análise de Correlação de Pearson, da
Regressão Linear Múltipla e da ANOVA Fatorial. Os resultados mostraram que a
preocupação com a saúde, com o meio ambiente e a confiança na certificação
possuem uma baixa predição sobre a disposição a pagar. Por outro lado, com relação
aos dados sóciodemográficos, a renda e a interação entre sexo e renda foram
significativas para explicar a disposição a pagar pelo alface, morango e cenoura
orgânicas. Por fim, ressalta-se que a presente pesquisa possui contribuições
acadêmicas, visto que esse assunto ainda é pouco explorado no Brasil e amplamente
explorado em âmbito internacional, e contribuições gerenciais, auxiliando os gestores
a entender melhor como podem vender os produtos orgânicos para os seus clientes. |