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Título: Disposição a pagar por alimentos orgânicos : influência da preocupação com a saúde e com o meio ambiente, do perfil dos consumidores e da confiança
Autor(es): Barros, Marina Athayde
Orientador(es): Watanabe, Eluiza Alberto de Morais
Assunto: Alimentação saudável
Produtos orgânicos
Preços
Data de apresentação: 3-Jul-2018
Data de publicação: 2-Out-2018
Referência: BARROS, Marina Athayde. Disposição a pagar por alimentos orgânicos: influência da preocupação com a saúde e com o meio ambiente, do perfil dos consumidores e da confiança. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: A tendência alimentar se dirige à uma alimentação cada vez mais saudável e equilibrada e, somado a isso, observa-se o crescimento do interesse dos consumidores por alimentos orgânicos. Com isso, há um crescimento desse mercado no mundo. No Brasil, o consumo desses alimentos ainda é pequeno, se comparado com alguns países, mas o crescimento do mercado orgânico como tendência alimentar vem sendo um dos assuntos mais debatidos na atualidade. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a influência dos preditores preocupação com a saúde e com o meio ambiente, perfil do consumidor e confiança na certificação orgânica sobre a disposição a pagar dos consumidores de alimentos orgânicos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritiva, com corte transversal e natureza quantitativa. Os dados da pesquisa foram coletados pela plataforma online Google Forms. Foram obtidas 266 respostas válidas. O questionário utilizado foi composto por 30 itens. As análises dos dados foram realizadas por meio da Análise da Estatística Descritiva, da Análise Fatorial Exploratória, da Análise de Correlação de Pearson, da Regressão Linear Múltipla e da ANOVA Fatorial. Os resultados mostraram que a preocupação com a saúde, com o meio ambiente e a confiança na certificação possuem uma baixa predição sobre a disposição a pagar. Por outro lado, com relação aos dados sóciodemográficos, a renda e a interação entre sexo e renda foram significativas para explicar a disposição a pagar pelo alface, morango e cenoura orgânicas. Por fim, ressalta-se que a presente pesquisa possui contribuições acadêmicas, visto que esse assunto ainda é pouco explorado no Brasil e amplamente explorado em âmbito internacional, e contribuições gerenciais, auxiliando os gestores a entender melhor como podem vender os produtos orgânicos para os seus clientes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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