Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20746
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MarcioRossiJunior_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crowdfunding : uma análise da produção científica em bases de dados de 2013 a 2017
Autor(es): Rossi Júnior, Márcio
Orientador(es): Alves, Carlos André de Melo
Assunto: Crowdfunding
Bibliometria
Data de apresentação: 3-Abr-2018
Data de publicação: 1-Out-2018
Referência: ROSSI JÚNIOR, Márcio. Crowdfunding: uma análise da produção científica em bases de dados de 2013 a 2017. 2018. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O objetivo geral deste estudo foi investigar a produção de artigos científicos sobre o tema crowdfunding constante em base de dados, publicados no período de 2013 a 2017. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa com a análise de 77 artigos através de um estudo bibliométrico. Os dados foram coletados em duas bases de dados, Web of Science (WoS) e EBSCOhost, sendo a amostra não probabilística. Para tratamento dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a técnica de elaboração de nuvem de palavras. E para classificar os artigos, segundo as categorias de crowdfunding, foi usada a análise de conteúdo, adotando-se quatro categorias descritas por Kirby e Worner (2014): 1. Social Lending / Donation Crowdfunding, 2. Reward Crowdfunding, 3. Peer-to-Peer Lending (P2P) e 4. Equity Crowdfunding. Os resultados encontrados indicaram que a produção científica da área não foi uniforme no período analisado e considerando as regiões estudadas, pois no ano de 2017 houve 38 publicações (49,35% do total de artigos) e o continente Europeu apresentou 54 instituições na filiação dos artigos (37,76% do total de instituições). Notou-se também que a categoria com mais estudos foi a Reward Crowdfunding com 31 artigos (40,25% do total de artigos). Com a nuvem de palavras, verificou-se que o termo com maior destaque foi ‘P2P’, obtendo 22 aparições. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam para o aprimoramento de informações sobre crowdfunding, tanto para o uso de pesquisadores, quanto para o público. O estudo pode ser útil, também, para as empresas e gestores que buscam manter-se informados nessa área de conhecimento e para profissionais interessados em entender a adoção de novas tecnologias no setor financeiro no País.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons