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Título: A influência das relações interpessoais sobre a satisfação com o desempenho dos colaboradores do Senado Federal
Autor(es): Morais, Letícia Ribeiro de
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Pessoal - avaliação
Servidores públicos - desempenho
Relações humanas
Data de apresentação: 26-Jun-2018
Data de publicação: 1-Out-2018
Referência: MORAIS, Letícia Ribeiro de. A influência das relações interpessoais sobre a satisfação com o desempenho dos colaboradores do Senado Federal. 2018. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo estudar as relações interpessoais associadas à satisfação com o desempenho dos colaboradores da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGP) do Senado Federal. Para tanto foi analisada a estrutura sociodemográfica dos atores, de modo a compreender suas características, assim como os meios que promovem a construção dos relacionamentos entre os membros das equipes. Para isso, foi necessário mapear a estrutura sociorrelacional da secretaria, destacando os atores mais centrais, assim como os fatores que estão associados à percepção de desempenho dos colaboradores. Para que a proposta fosse consolidada realizaram-se entrevistas com os colaboradores da SEGP e, para as análises, utilizou-se o método misto, quanti-qualitativo, bem como a análise de redes sociais, correlações e regressões lineares. Conforme o mapeamento da rede de relacionamento, foi possível observar que as relações interpessoais influenciam o desempenho dos colaboradores. Verificou-se que os colaboradores ocupantes de cargos de chefia são os atores mais centrais da rede estabelecida na SEGP. Observaram-se também os fatores mais associados à percepção de sucesso profissional dos colaboradores são: bom relacionamento e domínio das tarefas, ou seja, as pessoas que melhor se relacionam e as que dominam bem o que fazem possuem maior propensão a ter sucesso profissional. Constatou-se ainda que o cargo possui influência no desempenho dos colaboradores em relação à satisfação com o reconhecimento, pois, quanto maior o cargo menor a satisfação com o reconhecimento e que os atores com maiores centralidades de grau são os mais satisfeitos com o desempenho, enquanto os colaboradores com menor centralidade de intermediação estão mais satisfeitos com o desempenho da tarefa. Outra observação foi a de que, quanto maior a centralidade geodésica, maior a satisfação com o desempenho da tarefa.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
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