Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_UbiratanDeAlbuquerqueMeloLeite_tcc.pdf856,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Moedas virtuais : revolução ou perturbação da ordem
Autor(es): Leite, Ubiratan de Albuquerque Melo e
Orientador(es): Lopes, Fernanda Jaqueline
Assunto: Sistema Financeiro Nacional (SFN)
Bitcoin
Moeda digital
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Set-2018
Referência: LOPES, Ubiratan de Albuquerque Melo e. Moedas virtuais: revolução ou perturbação da ordem. 2018. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a necessidade de regulamentação da utilização de moedas virtuais no Brasil. Com viés qualitativo e análise crítica do conteúdo de manisfestações de órgãos que compõem o Sistema Financeiro Nacional, buscou, como análise exploratória, tornar o problema - objeto do trabalho - mais explícito. Sob o aspecto jurídico, levantou-se a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nas relações de compra e venda das moedas em questão e a regulação em outros países à luz do Direito Comparado. Os resultados obtidos demonstraram que a necessidade de regulamentação da emissão de moedas virtuais no Brasil tange à questão da prevenção do cometimento de crimes contra a ordem tributária e de financiamento ao terrorismo e drogas ilícitas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis Atuariais, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20736
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons