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Título: Análise comparativa da poluição ambiental por partículas dos modais rodoviário e ferroviário metropolitano de transporte coletivo urbano de passageiros no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Lucas de Oliveira
Orientador(es): Lima, Clarissa Melo
Assunto: Eficiência energética
Transporte urbano
Mobilidade urbana
Data de apresentação: 2018
Data de publicação: 28-Set-2018
Referência: SILVA, Lucas de Oliveira. Análise comparativa da poluição ambiental por partículas dos modais rodoviário e ferroviário metropolitano de transporte coletivo urbano de passageiros no Distrito Federal. 2018. 71 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: O estudo faz uma análise dos meios de transporte coletivo urbano rodoviário e ferroviário metropolitano de passageiros no Distrito Federal e discorre sobre as matrizes energéticas de cada um deles, analisando comparativamente com o restante do mundo. Além disso, trata da poluição pela queima de combustíveis fósseis, típicas de motores à combustão interna, principalmente do Ciclo Diesel, dando ênfase à poluição causada por material particulado liberado no processo de transformação de energia para o deslocamento de tais meios de transporte, permanecendo em suspensão no ar atmosférico. Para estudar tais efeitos, foi preciso ir a campo coletar dados que evidenciassem a poluição estudada. Essa pesquisa foi realizada com o auxílio de um aparelho medidor de partículas em suspensão, em pontos de terminais estratégicos de transportes do Distrito Federal, onde ocorre grande circulação de passageiros diariamente. Os usuários sofrem com determinadas partículas prejudiciais à saúde, pois atingem sistemas vitais como o cardiorrespiratório. Neste panorama, é possível definir soluções adequadas ao nosso país, considerando suas particularidades demográficas, produtivas e de geração de energia, trazendo melhorias para todo o sistema viário e tornando-o mais eficiente e sustentável.
Abstract: The study analyzes the means of public urban passenger transport in Federal District and discusses the energy matrixes of each of them, analyzing comparatively with the rest of the world. In addition, it deals with pollution from burning fossil fuels, typical of internal combustion engines, mainly Diesel Cycle, with emphasis on pollution caused by particulate matter released in the process of energy transformation for the displacement of such means of transport, remaining in suspension in atmospheric air. To study such effects, it was necessary to go on a field collect data that evidenced the studied pollution. This research was made with the aid of a suspended particle meter at strategic points of transportation in Federal District, where there is a big daily circulation of passengers. Users suffer with some particles that are harmful to health, for the creation of vital systems such as cardiorespiratory. In this scenario, it is possible to define adequate solutions for our country, considering its demographic, productive and energy generation peculiarities, bringing improvements to the entire road system and making it more efficient and sustainable.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2018.TCC.20733
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