Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/20725
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_MateusRodriguesSilva_tcc.pdf438,09 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação risco x retorno nos fundos de pensão brasileiros : análise com base no índice Sharpe e Alfa de Jensen
Autor(es): Silva, Mateus Rodrigues
Orientador(es): Dantas, José Alves
Assunto: Fundos de pensão
Previdência social privada
Data de apresentação: 22-Mai-2018
Data de publicação: 27-Set-2018
Referência: SILVA, Mateus Rodrigues. Relação risco x retorno nos fundos de pensão brasileiros: análise com base no índice Sharpe e Alfa de Jensen. 2018. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Os planos de benefícios oferecidos pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) têm se tornadoopção de planejamento previdenciário para os trabalhadores que vêm reduzir a capacidade de o governo garantir, por meio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), uma aposentadoria tranquila. Nesse sentido, o presente trabalho analisou os retornos obtidos por 831 planos de benefícios entre 2010 e 2015, com o objetivo de verificar se esses são essencialmente explicados pelos riscos assumidos nesses investimentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis Atuariais, 2018.
Aparece na Coleção:Mercado Financeiro e Investimentos



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons