Título: | Disfonias e transtornos mentais em professores : revisão integrativa da literatura |
Outros títulos: | Dysphonias and mental health disorders in teachers : integrative literature review |
Autor(es): | Pellicano, Pedro Ivo Molina |
Orientador(es): | Silva, Eduardo Magalhães da |
Assunto: | Distúrbios da voz Professores - stress ocupacional Saúde mental |
Data de apresentação: | 3-Jul-2018 |
Data de publicação: | 26-Set-2018 |
Referência: | PELLICANO, Pedro Ivo Molina. Disfonias e transtornos mentais em professores: revisão integrativa da literatura. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Objetivo: O presente estudo visou realizar um levantamento bibliográfico sobre algumas das comorbidades encontradas com a disfonia em professores, com ênfase nos transtornos mentais mais comuns, como ansiedade e depressão. Método: Levantamento bibliográfico em bases de dados, sem restrição temporal e com palavras-chave específicas. Critérios de inclusão: ter relação com a temática a ser estudada e estar disponíveis na íntegra por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Critérios de exclusão: artigos em duplicata, estudos de caso, cartas ao editor, estudos de revisão bibliográfica, estudos com professores universitários e estudos que não se relacionassem ao tema. Resultados: Foram encontrados 26 artigos que se encaixaram nos critérios de inclusão e exclusão. 13 destes associavam de alguma forma disfonias a transtornos mentais Conclusão: Estudos estabelecem correlações entre as disfonias e transtornos mentais em professores, o que colabora com o argumento de que políticas e práticas que visam prevenção e promoção da saúde vocal em professores possuem relevância de forma indireta com os transtornos mentais, que atuam de forma sinérgica com as disfonias, o que pode reduzir o absenteísmo de professores. |
Abstract: | Purpose: The present study aimed to do a bibliographic survey about some comorbidities which occur with dysphonia among teachers, with emphasis in the most common mental disorders, such as anxiety and depression. Methods: Bibliographic survey in data banks, with no date restrictions, using specific keywords. Inclusion criteria: be related to the theme and be available entirely in CAPES Periodics Portal. Exclusion criteria: duplicated articles, case studies, other bibliographic surveys, letters to the editor, studies concerning College Teachers and studies with no relation to the theme. Results: 26 articles which matched the inclusion and exclusion criteria were found. Among those, 13 had associated dysphonia with mental disorders in teachers. Conclusion: Some studies included in this survey present some association of dysphonia and mental disorders, which reinforce the argument that programs aiming prevention and health promotion for teachers also concerns prevention of mental disorders, because they apparently act synergically with dysphonia. These programs would help to reduce teachers’ absenteeism and improve quality of life and work. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|