Título: | Associação entre escrita e memória em escolares do ensino fundamental I |
Outros títulos: | Association between memory and writing in elementary school |
Autor(es): | Penna, Amanda de Cássia Gonçalves Sodré, Anna Fernanda Sampaio Cerqueira |
Orientador(es): | Reis, Vanessa de Oliveira Martins |
Assunto: | Compreensão Estudantes do ensino de primeiro grau Aprendizagem |
Data de apresentação: | 3-Jul-2018 |
Data de publicação: | 26-Set-2018 |
Referência: | PENNA, Amanda de Cássia Gonçalves; SODRÉ, Anna Fernanda Sampaio Cerqueira. Associação entre escrita e memória em escolares do ensino fundamental I. 2018. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumo: | Introdução: Estudar a relação entre memória e escrita pode contribuir para o
entendimento das dificuldades escolares, bem como auxiliar no planejamento de
estratégias facilitadoras e intervenção precoce e eficaz. Objetivo: verificar a
associação entre memória de trabalho e escrita em escolares do Ensino
Fundamental I público, comparando a habilidade de escrita do alfabeto e de ditado
de palavras e pseudopalavras com a memória de curta duração. Métodos:
Participaram do estudo 38 alunos de escolas públicas de Samambaia-DF, de ambos
os sexos, com idade entre 5 e 12 anos e que estão matriculados no 1⁰ ao 4⁰ ano do
ensino fundamental. Procedimentos: Aplicação do Protocolo de Avaliação de
Habilidades Cognitivo-Linguísticas. A coleta foi realizada em um período de seis
meses com a participação de diferentes aplicadores treinados previamente
Resultados: Os resultados mostraram uma correlação direta entre a prova de
memória e as provas de escrita, ou seja, quanto maior eram as pontuações na prova
de memória, maior eram as pontuações em provas de escrita. Conclusão: Com
isso, há evidências de que a memória é um importante quesito a ser considerado por
pedagogos e demais profissionais que atuam com crianças que apresentam
dificuldades na aquisição da escrita. |
Abstract: | Introduction: Studying the relation between memory and writing can contribute to
the understanding of school difficulties, as well as assist in the planning of facilitative
strategies and early and effective intervention. Objectives: The aim of the present
study was to verify the association between working memory and writing in public
elementary school, comparing the ability of the alphabet writing and the dictation of
words and non-words with immediate memory. Methods: participated in the study
Thirty-eight students from public schools of Samambaia-DF, of both sexes, aged
between 5 and 12 years, enrolled in the 1st year of the 4th year of elementary
school. Procedures: Protocol for the Evaluation of Cognitive-Linguistic Abilities. The
collection was carried out in a period of six months with the participation of different
trained applicators Results: The results presented a direct correlation between the
memory test and the writing tests, in other words, as higher was the scores in the
memory test, the higher was on writing tests. Conclusion: These findings evidence
that memory is an important issue to be considered by pedagogues and other
professionals who work with children who present difficulties in acquiring writing. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2018. |
Aparece na Coleção: | Fonoaudiologia
|